A prova de vida do INSS, procedimento anual obrigatório para beneficiários de aposentadoria, pensão e auxílios de longa duração, passou por mudanças em 2023. O objetivo é facilitar o processo para os segurados, que agora têm mais opções para realizar a comprovação de vida.
O que mudou?
Prova de vida automática: O INSS busca dados em outras bases governamentais para verificar se o beneficiário está vivo. Isso pode acontecer por meio de:
- Comparecimento em órgãos públicos: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, unidades do INSS, Poupatempo (SP) e Detran (em alguns estados).
- Uso de serviços digitais: Acessos ao gov.br, ao aplicativo Meu INSS ou ao portal de autoatendimento do banco onde recebe o benefício.
- Recebimento de benefício por consignação em folha de pagamento.
Fim do bloqueio de benefícios: Em 2024, o INSS não bloqueará o pagamento de benefícios por falta de prova de vida. O segurado será notificado caso a comprovação não seja feita automaticamente.
Nova forma de comunicação: O INSS informará o beneficiário por e-mail, SMS ou carta sobre a necessidade de realizar a prova de vida.
Como fazer a prova de vida manualmente?
- Biometria facial: Baixe o aplicativo Meu INSS no seu celular. Acesse a opção "Prova de Vida". Siga as instruções na tela para realizar o reconhecimento facial.
- Agência bancária: Vá até a agência bancária onde recebe o benefício. Apresente um documento de identidade com foto.
- Correspondente bancário: Procure um posto de atendimento credenciado pelo banco. Apresente um documento de identidade com foto.
- Atendimento domiciliar: Ligue para o INSS pelo número 135. Solicite a visita de um representante do INSS para realizar a prova de vida em sua casa.
Importante:
- A prova de vida precisa ser realizada todo ano.
- O INSS não cobra taxa para realizar a prova de vida.
- Em caso de dúvidas, ligue para o INSS pelo número 135.
- Faça a prova de vida o quanto antes para evitar filas e problemas.
- Se você tiver dificuldade de locomoção, peça ajuda a um familiar ou amigo.
- Mantenha seus dados cadastrais no INSS atualizados.
A nova prova de vida do INSS é mais fácil e cômoda para os segurados. Com as opções disponíveis, você pode escolher a forma mais adequada para realizar a comprovação de vida.