INSS garante: Benefícios não serão suspensos por falta da prova de vida

Autor: Karina Icoma | Publicado: 05/02/2024

INSS garante: Benefícios não serão suspensos por falta da prova de vida

Tranquilidade para aposentados e pensionistas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garante que não suspenderá os benefícios de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração por falta da prova de vida presencial. A medida visa evitar aglomerações nas agências da Previdência Social.

Procura por atendimento nas agências

A informação tranquiliza os segurados que receberam um comunicado pelo aplicativo “Meu INSS” ou pela rede bancária, alertando sobre a necessidade de realizar a prova de vida. O comunicado foi enviado para 2,9 milhões de segurados nascidos em janeiro e fevereiro que ainda não tiveram seus dados validados durante o cruzamento de informações realizado pelo INSS.

Busca ativa do INSS

O Instituto explica que está realizando a busca ativa dos segurados que ainda não tiveram a prova de vida confirmada. Isso significa que o INSS irá se dirigir ao endereço indicado no cadastro do segurado para realizar a comprovação de vida. Por isso, é importante manter os dados atualizados no Meu INSS.

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Cruzamento de dados

O INSS está cruzando dados dos beneficiários com informações em bases de dados do governo, como Receita Federal, Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Essa medida visa identificar os segurados que ainda não realizaram a prova de vida e facilitar o processo de confirmação.

Mais de 4,3 milhões de beneficiários

No total, o INSS está convocando mais de 4,3 milhões de beneficiários para fazer a prova de vida anual. A convocação mais recente é para os segurados nascidos em março, cerca de 1,2 milhão de pessoas.

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Como fazer a prova de vida:

  • Aplicativo Meu INSS: Acesse o aplicativo Meu INSS e faça o reconhecimento facial.
  • Biometria no banco: Receba o pagamento do benefício com biometria no caixa eletrônico ou utilize o terminal de autoatendimento do banco onde você recebe o benefício.
  • Atualização do CadÚnico: Faça a atualização cadastral no Cadastro Único (CadÚnico) para que o INSS possa confirmar sua situação.
  • Agência do INSS: Em caso de dificuldade em realizar a prova de vida pelos outros métodos, o segurado pode se dirigir a uma agência do INSS.

Opções para quem já recebeu a notificação

  • Meu INSS: Acesse o aplicativo Meu INSS e siga as instruções para realizar a prova de vida.
  • Banco: Dirija-se ao banco onde você recebe o benefício e faça a prova de vida.
  • Agência do INSS: Se não conseguir realizar a prova de vida pelas outras opções, vá a uma agência do INSS.

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Importante:

  • Mantenha seus dados atualizados no Meu INSS: Isso facilita a busca ativa do INSS e garante que você receba o seu benefício sem problemas.
  • Fique atento às notificações do INSS: O INSS pode enviar notificações por e-mail, SMS ou pelo aplicativo Meu INSS.
  • Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135: A Central 135 oferece atendimento gratuito para esclarecer dúvidas sobre a prova de vida e outros serviços do INSS.

Prova de vida: mais comodidade e segurança para os segurados

A prova de vida por meio de cruzamento de dados e reconhecimento facial representa um importante avanço na modernização do INSS. Essa medida oferece mais comodidade e segurança para os segurados, evitando filas e aglomerações nas agências da Previdência Social.

Publicado para: Facta Financeira

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