Todos nós conhecemos e escutamos falar sobre o empréstimo, entretanto, o que muitos não sabem, é que também existe o cartão de crédito que possui taxas de juros muito amenas em comparação ao cartão de crédito tradicional.
O cartão de crédito segue as taxas de juros do próprio empréstimo, sendo em média 2% a.m. Além do mais, outra grande vantagem é o fato de que o consumidor pode utilizar o limite do cartão por completo para ter direito a um saldo extra de maneira bem simples.
Ademais, utilizar este limite é uma forma de conseguir um saldo extra sem burocracia, ou seja, sem necessidade de envio de documentos ou avaliações de crédito.
Mas quem tem direito ao cartão de crédito?
Basicamente falamos sobre o mesmo público que pode realizar os contratos de empréstimo: servidores públicos, segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), trabalhadores da iniciativa privada e militares das forças armadas.
Atualmente, também poderão executar o contrato de: beneficiários do Auxílio do Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
Por também se tratar de um cartão de crédito, além do saldo adicional, é possível que clientes das instituições financeiras possuam outras vantagens, como os programas de pontos e milhas.
E quanto ao limite e método de saque?
O cartão de crédito pode ser utilizado para compras físicas e virtuais, assim como o tradicional, além de efetuar saques em caixas eletrônicos. Para tanto, basta ser o titular e possuir limite disponível.
Este método possui uma proteção natural ao consumidor para evitar situações de endividamento, limitando os gastos pelo que conhecemos como margem.
Atualmente, a margem é de 40%, sendo 35% destinado ao empréstimo e 5% ao cartão de crédito. Entretanto, é possível ultrapassar esse teto, mas será preciso que o usuário pague a fatura do cartão de forma manual, pois não será mais debitada do salário/benefício assim como ocorre com os valores dentro da margem.
Apesar de 5% parecer um número baixo, uma pessoa que recebe R$ 2.000,00 pode gastar até R$ 100,00 em mensalidades, não se preocupando com os altos juros de rotativo como no cartão tradicional.
Porém, como dito, é possível ir além da margem utilizando o limite máximo do cartão, que tem variáveis diferentes de valores para os consumidores.
Aposentados e pensionistas do INSS possuem em média 1,6 vezes o valor do benefício como limite, mas já por outro lado, os servidores públicos conseguem oportunidades um pouco maiores.
Vale lembrar que além do seu contexto, cada instituição financeira oferece limites e taxas diferentes, portanto, vale a pena pesquisar e encontrar a melhor opção.
Em resumo, podemos listar as vantagens e desvantagens em possuir um cartão de crédito da seguinte forma:
Vantagens:
· Pagamento mínimo descontado automaticamente do salário ou benefício (5%);
· Taxas de juros mais baixas que de um cartão de crédito comum;
· Isento, na maioria das vezes, da cobrança de anuidade;
· Dinheiro rápido e fácil, em espécie ou na conta corrente.
Desvantagens:
· Cartão com limite mais alto em relação aos cartões comuns, então deve ser usado com consciência apesar das menores taxas;
· Não há como cancelar o desconto mensal do pagamento mínimo por se tratar de um valor;
· Comprometimento do limite de crédito mais rápido.
Por fim, quer saber então como garantir seu cartão de crédito, além do seu mais novo contrato de empréstimo que irá transformar sua saúde financeira? Não deixe então de entrar em contato com a Facta Financeira S. A. para garantir as melhores opções separadas especialmente para você.
Publicado para: Facta Financeira



