Em março de 2021, houve uma alteração significativa no prazo de desbloqueio dos benefícios do INSS. A Previdência Social emitiu uma norma, publicada no diário oficial da liga, que encurtou o prazo para o desbloqueio de pensões e pensões.
A decisão de encurtar o prazo visa amenizar os problemas causados pela pandemia de covid-19, que tem abalado a economia do país. Dessa forma, o objetivo da negociação é reanimar o mercado, para que o tempo de liberação dos benefícios previdenciários seja menor, para que a contratação de empréstimos pagos seja mais rápida.
No entanto, as coisas mudaram desde então. Saiba mais sobre prazos, mudanças e como aposentados e pensionistas podem conseguir empréstimo consignado de forma rápida e segura.
Por que os benefícios do INSS estão bloqueados para empréstimos?
Os empréstimos para beneficiários do INSS podem ser bloqueados pelos seguintes motivos:
- Novos benefícios:
O motivo mais comum para bloquear um empréstimo é o intervalo de tempo entre o recebimento dos recursos e o desbloqueio do benefício. O órgão responsável pelo sistema previdenciário estipula que os beneficiários tenham 90 dias para solicitar a liberação para se habilitarem.
- Direito de escolha do beneficiário:
Outra forma de bloqueio do empréstimo é opcional e é solicitada pelo próprio beneficiário. Nesse caso, caso não haja valores no crédito, é possível solicitar o congelamento do mesmo ao órgão responsável.
Um empréstimo é uma facilidade oferecida a aposentados ou pensionistas, mas não há obrigação de usá-lo. É apenas uma opção de crédito viável. Em qualquer caso, o desbloqueio pode ser feito a qualquer momento.
Aliás, para aposentados e pensionistas, essa pode ser uma boa prática para evitar possíveis fraudes e golpes salariais: bloquear benefícios se souber que não tem interesse em fazer um empréstimo tão cedo.

- Determinação do INSS
O bloqueio por determinação do INSS normalmente ocorre em casos de suspeita de fraude ou dados cadastrais inconsistentes. Assim, a agência bloqueou para a investigação da situação.
No entanto, o bloqueio não pode ser feito sem o conhecimento do segurado. Os benefícios também podem ser negados se uma pensão ou pensão terminar, caso em que as opções de empréstimo também não estarão disponíveis.
- Prazo para desbloquear benefícios do INSS
É importante que os aposentados ou pensionistas da Previdência Social saibam o prazo para desbloquear os benefícios para que não haja problemas ou atrasos na hora de contratar um empréstimo consignado.
- Quanto era o prazo antes da pandemia de covid-19?
Antes da pandemia do coronavírus, o prazo para desbloquear um empréstimo era de 90 dias após o recebimento das prestações. O procedimento de desbloqueio é basicamente o mesmo, apenas a duração é diferente.
De qualquer forma, mesmo que o prazo tenha mudado, o beneficiário deve solicitar um empréstimo consignado para ter direito.
O procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS e a liberação costuma demorar de 5 a 7 dias para ocorrer – mas, dependendo do momento ou do volume do pedido, a liberação pode ocorrer em até 30 dias após o pedido de liberação.
- Mudanças na pandemia
A pandemia de covid-19 fez com que medidas fossem tomadas para manter a economia do país aquecida e funcionando. Muitos perderam seus empregos e muitos viram seus rendimentos cortados, aumentando a busca por maneiras créditos extra.
Dessa forma, garantir que o poder de compra permaneça nas mãos dos brasileiros é um dos grandes impulsionadores do encurtamento do prazo de desbloqueio dos benefícios do INSS.
Em 2020, o prazo para desbloqueio dos benefícios do INSS foi flexibilizado para que aposentados e pensionistas possam desbloquear 30 dias após o início. A medida faz parte de uma estratégia para conter a crise financeira provocada pela pandemia.
A medida expirou em 31 de dezembro de 2020. No entanto, houve decisão de manter o prazo até 31 de dezembro de 2021, com eventual prorrogação até 2022.
- Prazo atual de desbloqueio
Em novembro de 2022, o INSS publicou a Portaria Normativa nº 138/2022, que reúne normas de consignação salarial e procedimentos operacionais para benefícios pagos pelo INSS.
A especificação estabelece que os novos aposentados e pensionistas têm 90 dias a partir da data de emissão dos benefícios para solicitar o desbloqueio.
- Desbloqueie os benefícios do INSS passo a passo
Conforme já destacado, o desbloqueio dos benefícios do empréstimo consignado pode ser feito após um prazo mínimo de 30 dias. Com isso, tanto o empréstimo quanto o cartão de crédito consignado estão disponíveis.
Todo o processo pode ser feito remotamente, ou seja, pela internet por meio do aplicativo Meu INSS.

- Como desbloquear os benefícios do INSS pelo Meu INSS?
Portanto, para desbloquear os benefícios, basta seguir o procedimento descrito abaixo. Segue:
· Acesse o Meu INSS pelo site ou APP, e faça login com a senha GovBr;
· Na página inicial, selecione a opção "Novo Pedido";
· Selecione a aba "Novo Aplicativo" e digite o termo "desbloquear" no campo de busca;
· Selecione a opção "Bloquear/Desbloquear Benefício Consignado - Atendimento Remoto"
· Siga os passos sugeridos pelo atendente para fazer uma solicitação.
- Documentos Necessários:
A documentação geralmente não é necessária para solicitações de desbloqueio. Em qualquer caso, a comprovação da titularidade da conta pode ser exigida por meio de documentos de identificação, como fotografias.
Vale lembrar que uma vez desbloqueado, o benefício pode ser bloqueado novamente por tempo indeterminado a qualquer momento.
- Quanto tempo leva para o INSS desbloquear o benefício para empréstimo?
Após solicitação, o prazo varia de 5 a 7 dias. No entanto, as solicitações de bloqueio ou descongelamento de benefícios de empréstimos não são processadas durante o período de processamento da folha mensal de benefícios administrados pelo INSS (período da maciça).
Uma das formas mais fáceis e sem burocracia de contratar um empréstimo consignado é com a Facta.
Com a Facta Financeira é possível analisar as propostas de prazo e valores de liberação para que o beneficiário do INSS tenha sempre todas as informações antes de escolher e contratar o empréstimo consignado que melhor se adequa às suas necessidades. Simule gratuitamente seu consignado pelo nosso site.
#emprestimoconsignado #emprestimoinss #aumentodemargem #meuinss #aumentodamargem #consinado #emprestimonegativados