Apesar da melhoria nos sistemas digitais e de armazenamento de dados do Governo Federal, ainda existem casos relacionados a golpes, fraudes e até mesmo por negligência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no que tange sobre a previdência dos brasileiros.
Vale ressaltar que muitos casos que prejudicam e geram transtornos aos segurados têm relação com a falta de conhecimento sobre os direitos previdenciários e de cidadão em si, além do mais, é válido compreender que diversos serviços públicos ainda se encontram defasados e necessitam de otimização para evitar que situações negativas ocorram.
Vamos conhecer três casos de muitos que podemos encontrar em toda a extensão do território nacional e refletir sobre a importância de conhecermos mais sobre a previdência e o que podemos fazer para evitar cair em golpes.
Todos esses ocorreram em cidades do Rio de Janeiro (RJ), o qual reportou há algumas semanas o atraso de respostas de mais de 160 mil casos, partindo dos mais simples aos mais complexos, devido a alta demanda. Como fato que apenas prejudica ainda mais a situação, a resposta sem resolução pode vir a demorar anos.

O primeiro caso trata-se de uma beneficiária de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a qual mesmo após realização da prova de vida não recebe seu benefício desde março de 2021. Houve estranhamento por conta do não recebimento do salário previdenciário, sendo assim, a família procurou a agência bancária responsável e o próprio instituto. Soube-se, portanto, que o benefício havia sido retirado em duas cidades diferentes do RJ, estando os endereços diferentes e sem conhecimento da segurada. Fora realizado boletim de ocorrência e queixa no INSS, porém, a alta demanda de solicitações gera atraso nos retornos, e, neste meio tempo, a segurada encontra-se sem recebimento do benefício.
O segundo caso é relacionado a um segurado portador de deficiência, o qual é funcionário do Grupo Pão de Açúcar. O mesmo foi afastado e segurado pelo INSS, porém, houve rescisão indevida do benefício, o que gerou prejuízos financeiros. A empresa, por sua vez, acabou por demitir o funcionário por justa causa, sendo que este não compareceu ao serviço e não estava mais afastado pelo INSS. Ademais, não houve resolução e nem retorno quanto à situação.
O último caso exemplo é relacionado a uma mulher, grávida, a qual teve o auxílio maternidade encerrado em maio de 2021 e não conseguiu readquirir o benefício. Por fim, a segurada encontra-se com prejuízos financeiros, pois está sem renda e com dívidas quotidianas para serem pagas.

Afinal, encontramos aqui três casos diferentes, mas de contextos semelhantes. Em resposta, o INSS posicionou-se afirmando que os casos estão sobre investigação e alertou aos demais beneficiários que é importante sempre estar ciente de seu benefício esteja com problemas ou não, pois no caso de possíveis irregularidades, o ajuste pode ser executado antes de gerar algum revés.
De tal forma, para ficar a par dos dados do INSS e sobre o benefício, acessar a plataforma Meu INSS é uma possibilidade de manter-se informado sobre o que acontece com o salário previdenciário. Para modificações e análise de dados pessoais, basta pesquisar na barra de procura “atualização de dados cadastrais”; sobre demais solicitações e agendamentos, basta pesquisar os respectivos assuntos também na barra de pesquisa, como, por exemplo: “agendamento de perícia”; caso queira consultar seu benefício, “extrato de pagamento” é o local em que constam todas as informações do dinheiro recebido.
Estas são algumas opções que podem te informar mais sobre situações relacionadas à previdência. No caso de irregularidades já acontecidas e da não resolução por meio do Instituto, a fim de cumprir-se os direitos previdenciários, o segurado pode recorrer à justiça.

Por fim, caro leitor, continue acompanhando as dicas sobre a previdência que a Facta Financeira S. A tem para você, pois com certeza as informações irão colaborar bastante com seu conhecimento e com sua segurança.