Segundo a Caixa, essa demanda esperada movimentou mais de 45 bilhões de reais desde 2020, ano em que essa modalidade de crédito começou a ser oferecida.
Abaixo, você encontrará mais informações sobre esse formato de empréstimo e como solicitar.
O que é um empréstimo do FGTS?
O empréstimo do FGTS é uma forma de conseguir crédito com o valor que o trabalhador tem em uma conta do fundo de garantia. Funciona por meio da previsão das parcelas recebidas por meio do saque aniversário, que é uma forma de acessar o pagamento do benefício.
Normalmente, quem deseja usar os recursos do FGTS fica limitado a determinadas circunstâncias, como financiar a compra de um imóvel, na aposentadoria ou em caso de doença grave. Quem foi demitido sem justa causa também tem direito ao benefício.
Mas, a partir de 2020, parte do FGTS também pode ser obtida por meio do saque aniversario. Nele, além de parcelas adicionais proporcionais ao valor, você recebe um determinado percentual do saldo. Este valor é pago anualmente, sempre no seu mês de nascimento.
Como funciona o empréstimo do FGTS?
Com os saques aniversario, o banco central autoriza as instituições financeiras a concederem uma modalidade de crédito à pessoa que utilizar o dinheiro. Para você ter uma ideia de como funciona um empréstimo do FGTS, é parecido com o que esperar de uma restituição do Imposto de Renda.
No caso do IR, esse recibo pode ser aguardado no banco ou financeira se você tiver direito ao reembolso. A agência paga o valor que você vai ganhar e paga alguma coisa por esse serviço, só isso.
Para empréstimos do FGTS, o processo é praticamente o mesmo. Nessa modalidade de crédito, não há contas a pagar, pois a própria instituição financeira recebe o pagamento dos saques de aniversário.
Cada instituição define critérios específicos, como o número máximo de saques que você pode esperar. Por exemplo, na Facta, você pode pagar antecipadamente em até doze vezes com o FGTS Facta.
Pré-requisitos para solicitar um empréstimo
Os empréstimos do FGTS podem ser sacados por pessoas com contas de FGTS ativas ou inativas. Para solicitar este tipo de crédito, você precisará:
· ter mais de 18 anos ou ser emancipado;
· ter saldo em contas ativas ou inativas do FGTS;
· aderir à modalidade do saque aniversario pelo aplicativo do FGTS;
· ter um valor mínimo de saldo na conta para a contratação;
· conferir até quantos anos você pode antecipar do saque aniversario. Aqui no BV, você adianta até 10 anos;
· apresentar o RG ou CNH.

Vantagens dessa modalidade de empréstimo do FGTS
Espera-se que os saques de aniversário sejam convenientes se você precisar obter fundos adicionais a baixo custo. As vantagens dos empréstimos do FGTS são
· você acessa um dinheiro que já é seu e paga apenas os custos pela antecipação;
· é possível antecipar um valor que você levaria anos para receber;
· tem custo baixo, com taxas abaixo de 2% ao mês;
· você não paga parcelas mensais e não precisa comprometer seu orçamento;
· você tem a possibilidade de fazer o que quiser com esse dinheiro;
· não precisa estar trabalhando para pedir pela antecipação;
· pode ter o nome sujo para fazer esse tipo de empréstimo, mas depende de cada instituição financeira;
· a antecipação não atrapalha se você quiser fazer outros empréstimos.
Agora que você já sabe como funciona um empréstimo do FGTS, que tal conferir como esse crédito difere dos demais?
Qual a diferença entre o Crédito FGTS e os outros?
Os empréstimos do FGTS podem se assemelhar a certos tipos de crédito, mas ainda se destacam em alguns aspectos. Por exemplo, o custo é bem menor porque a antecipação dos saques de aniversário acontece com o dinheiro que já é seu.
Ou seja, ele tem uma garantia maior de pagamento à instituição financeira, e por isso, taxas e prazos mais facilitados e mais baixos. Um exemplo disso é que você não precisa trabalhar para conseguir esse empréstimo.
Outro diferencial, aliás, é justamente a liberdade de não pagar nenhuma parcela. Devido a essas funcionalidades, a contratação acaba sendo muito rápida e também pode ser feito online.
Como Antecipar o Empréstimo do FGTS: Passo a Passo!
Conforme mencionado acima, o passo a passo para solicitação de adiantamento é simples e prático. Separamos cada passo para que você entenda imediatamente como funciona um empréstimo do FGTS:
1. Selecione a opção de saque aniversário
Sem adesão, nada acontece. O primeiro passo é acessar o app do FGTS, ir em "Saques Aniversário" e selecionar essa modalidade.
2. Autorize a Facta Financeira a verificar seu saldo
Após a adesão, há outro passo importante, que é solicitar ao banco que verifique seu saldo e simule a viabilidade do empréstimo. Você pode fazer isso no aplicativo FGTS, através do botão "Autorize seu banco a consultar seu FGTS" na tela principal.
Na opção “Empréstimo Aniversário”, você confirma os termos, pesquisa e seleciona “Facta Financeira” ou a instituição financeira que utilizará para solicitar este crédito. Basta confirmar as permissões!
3. Elimine a dívida
Agora é hora de falar com o banco que você escolheu e você pode fazer isso através de seus canais digitais. A instituição verificará suas informações, fará a simulação e avaliará sua solvabilidade. Se as circunstâncias forem corretas e permissíveis, os procedimentos continuarão.

Perguntas frequentes sobre o empréstimo do FGTS:
Até aqui, você aprendeu sobre o empréstimo do FGTS e como ele funciona, você também aprendeu sobre o saque-aniversário e rescisão, não é? Então agora veja quais as perguntas mais frequentes que recebemos sobre essa modalidade de crédito:
Quando o dinheiro está disponível?
A maior preocupação de quem busca uma renda extra é saber quanto tempo leva para receber o empréstimo consignado de aniversário, certo? Normalmente, o banco libera o valor em um dia útil porque entende a necessidade de o crédito rapidamente.
Como esse valor é amortizado?
Você não precisa realizar pagamentos ou ter dívidas deduzidas de sua conta mensalmente.
Em última análise, como é estruturado o esquema de pagamento do empréstimo de aniversário com desconto.?
É bem simples: o saldo do seu FGTS comprometido está bloqueado porque o saque aniversário será depositado diretamente no banco. O bloqueio continua até que você pague todo o empréstimo. Se você tem um grande saldo ou espera poucos pagamentos, por exemplo, ainda pode utilizar o valor residual para dar entrada em uma casa.