Todos nós estamos cientes das dificuldades existentes perante à pandemia de COVID-19, pois apesar do andamento da vacinação, ainda existem muitas incógnitas, como: a atual variante Delta, velocidade da vacinação e também qual o período de imunização que as vacinas geram.
Diante deste contexto muitos serviços e atendimentos tornaram-se à distância, sejam eles comércios, empresas ou mesmo órgãos públicos. Haja vista esta nova realidade, todos tivemos que nos adaptar às mudanças para a segurança de todos, uma vez que o isolamento social, uso de máscaras e higienização foram e continuam sendo essenciais no combate ao controle do coronavírus.
Apesar da facilidade e até mesmo praticidade existente nos serviços digitais, algumas situações ainda são complexas para serem resolvidas do conforto e segurança de nosso lar, sendo assim, no que se relaciona ao INSS, diversas pessoas procuram e desejam os serviços presenciais, portanto, vamos saber como estão os andamentos sobre os atendimentos.
Antes, porém, vale ressaltar que aos locais que continuam com os serviços presenciais em aguardo de retorno, os trabalhos previdenciários são realizados normalmente por meio da plataforma Meu INSS e também pelo número de atendimento 135.

Portanto, para conferirmos as localidades em funcionamento e conhecermos outras regularidades de atendimento das agências do INSS, podemos acessar o Portal COVID, um site criado justamente para que os cidadãos possam acompanhar como está o sistema previdenciário neste momento, uma vez que das 1500 agências existentes em todo o país, apenas 600 têm estado abertas ao público.
Sendo assim, logo ao início do site, no menu esquerdo, encontramos algumas abas, sendo a primeira sobre “medidas de segurança”, nos alertando do seguinte:
1. Para evitar aglomerações, somente os segurados com hora marcada previamente adentram às Agências;
2. Mantenha distanciamento seguro entre as pessoas e perceba a demarcação no solo e nas cadeiras;
3. O uso de máscara é obrigatório;
4. Para a segurança de todos, os bebedouros estão inoperantes. Traga sua água de casa, preferencialmente, em garrafa transparente;
5. A aferição da temperatura corporal será feita pelo agente de segurança, obrigatoriamente, antes da entrada na agência;
6. Higienize suas mãos com álcool em gel 70%, disponíveis na agência.
Há também explicações sobre o atendimento presencial e como efetuá-lo:
1. O atendimento presencial somente será realizado mediante agendamento prévio;
2. Para agendar seu atendimento acesse o Meu INSS (gov.br/meuinss ou aplicativo para celular) ou ligue 135;
3. Na data agendada, compareça com o comprovante de agendamento e documento de identificação em mãos;
4. Caso o serviço desejado não esteja disponível para agendamento, verifique através do Meu INSS ou central 135 se ele não está sendo realizado à distância;
5. Outros serviços e dúvidas, entre em contato com o plantão de sua agência;
No portal também é possível encontrar sobre os procedimentos executados referente à vistoria e materiais de saúde adquiridos e utilizados para contenção e proteção dos funcionários e população sobre o COVID-19. No menu encontramos estes fundamentos sobre o nome de “Vistoria salas de perícia” e “Material de proteção EPI/EPC”, respectivamente.
Afinal, sendo uma dúvida muito frequente, encontramos um mapa interativo em que podemos visualizar e pesquisar quais agências do INSS estão em funcionamento em toda a extensão do território nacional, sendo esse um mecanismo de busca facilitador para os cidadãos que precisam executar procedimentos presenciais.

E em sua cidade, caro leitor, há alguma agência disponível para atendimento? Comente conosco.