Saque extraordinário do FGTS, como solicitar?

Saque extraordinário do FGTS, como solicitar?

Você já ouviu falar sobre o Saque Extraordinário? É uma possibilidade criada pelo Governo Federal para que os trabalhadores em regime de carteira assinada possam sacar até R$ 1.000,00 do Fundo De Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Porém, será que ainda está disponível? Quem pode realizar este saque? Vamos juntos descobrir mais algumas informações sobre o assunto.

O que é a conta FGTS?

Primeiramente devemos nos lembrar sobre a conta FGTS. Essa conta é criada pelos empregadores na Caixa Econômica Federal, na qual depositam mensalmente 8% do salário dos trabalhadores.

As contas são disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal e os saldos são bloqueados, pois se trata de um fundo de garantia e um incentivo à criação de patrimônio do trabalhador.

Porém, geralmente contamos com duas modalidades de saque: o Saque rescisão e o Saque aniversário.

O Saque rescisão apenas ocorre em alguns momentos específicos, nos quais a retirada dos valores pode ser total ou parcial. Para tanto, as situações em que é permitido a retirada do saldo são: demissões sem justa causa, doenças graves, calamidade pública, aposentadoria, financiamento da primeira casa própria, dentre outros.

Em contrapartida, o Saque aniversário é permitido uma vez ao ano no mês da data comemorativa do trabalhador, durando até os próximos dois meses. Entretanto, para ter acesso ao Saque aniversário é preciso abrir mão do Saque rescisão por ao menos 2 anos.

Sobre o Saque Extraordinário FGTS

Apesar de geralmente contarmos apenas com o Saque rescisão e o Saque aniversário, em momentos de crise financeira, como a atual crise inflacionário que estamos vivendo, o Governo Federal pode permitir a retirada dos valores FGTS que geralmente estão bloqueados.

De tal forma, atualmente tanto a população, quanto o próprio país precisam de dinheiro circulando para melhorar a economia e assim os valores liberados da conta FGTS favorecem positivamente os brasileiros.

Portanto, qualquer pessoa que possua uma conta FGTS ativa ou inativa e tenha até mil reais em conta, poderá fazer a retira dos valores. Mas, muita atenção, pois o Saque extraordinário somente valerá até o dia 15 de dezembro e após isso será novamente bloqueado.

Quer ter certeza se você tem acesso a tais valores? Então pode optar por ir até uma agência física da Caixa Econômica Federal ou utilizar o aplicativo FGTS disponível para Android e IOS, em que você pode: consultar o seu saldo, escolher modalidades de saque, requisitar a retirada ou retorno de valores, dentre outras funções.

O saldo de até R$ 1.000,00 foi automaticamente transferido para a Conta Poupança Social Digital também criada em nome do trabalhador, e, para ter acesso a ela, basta baixar o aplicativo Caixa Tem (Android e IOS) que também disponibiliza todos os serviços bancários digitais oferecidos pela Caixa Econômica Federal.

No caso de não querer retirar os valores, não se preocupe, pois o saldo voltará automaticamente para sua conta FGTS ao final do prazo e acrescido dos rendimentos do período.

Não deixe então de consultar seu saldo FGTS, pois mais de 9,2 bilhões de reais estão ainda em conta apenas aguardando para serem retirados. E, claro, um dinheirinho extra é sempre bem vindo para ajudar nas contas do dia a dia.

Quer ter acesso a mais notícias como essa?

Facta Financeira S. A se compromete a sempre estar te informado sobre as últimas notícias que podem te ajudar e transformar sua saúde financeira.

Por fim, não deixe então de continuar acompanhando nossas postagens para ter em primeira mão as últimas notícias do mundo político, previdenciário e financeiro.

Publicado para: Facta Financeira

Blog

Últimos posts

Rolar para cima