O ano de 2022 continua sendo alvo de diversas modificações tecnológicas oferecidas pelo Governo Federal. Dentre todas que têm favorecido com a população brasileira, a possibilidade de efetuar o saque digital por meio do aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) da Caixa Econômica Federal, é uma das novidades.
O saque digital da conta FGTS é destinado ao público CLT que pretende usufruir dos recursos do fundo de garantia transferindo-os para a agência bancária que são usuários ou desejam. Portanto, vamos descobrir juntos neste texto como realizar este saque digital.
Em um primeiro momento, para ter acesso ao saque digital FGTS é preciso que o trabalhador esteja apto para efetuar seja o saque rescisão ou o que conhecemos como saque-aniversário. Assim sendo, a partir de fevereiro de 2022, a pessoa poderá realizar o saque tranquilamente por meio do aplicativo ou site.
A fim de relembrar, o saque rescisão e o saque aniversário são destinados aos trabalhadores que possuem as seguintes características:
Saque Rescisão é ofertado a casos de: demissão sem justa causa; término de contrato; falência da empresa; falecimento do trabalhador; aposentadoria ou estar acima de 70 anos de idade; estado de calamidade pública afirmada pelo Estado; doenças graves ou em estado terminal; três anos de desemprego ou financiamento da primeira casa própria.
Saque Aniversário: estar na data do calendário referente ao mês de aniversário do trabalhador, sendo possível retirar os valores em até dois meses posteriores. Contudo, para ter acesso ao saque aniversário é preciso optar pelo mesmo, deixando de utilizar o saque rescisão por o período de até 2 anos antes de poder modifica-lo novamente. Sendo assim, verifique bem sua situação financeira antes de efetuar a mudança.
Relembrando enfim, como então será o passo a passo para efetuar o saque digital do FGTS disponibilizado pela União? Vamos conferir:
De início, o trabalhador precisará fazer o download do aplicativo FGTS em seu dispositivo, seja pela Play Store no caso de aparelhos Androids ou App Store no caso de aparelhos IOS;
Após feito o download e instalado, é preciso criar um cadastrado por meio do site caixa.gov.br. Você será direcionado até ele pelo próprio aplicativo, então, logo que isso acontecer, utilize seu CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha de sua escolha;
Os dados e a senha foram informados? Agora para confirmar, abra seu e-mail e clique no link para confirmar e validar o cadastro. Por fim, você será direcionado de volta ao App. Caso isso não ocorra, basta abrir o aplicativo do FGTS novamente de forma manual;
Informe no aplicativo seu CPF e a senha criada;
Em um primeiro momento dentro do aplicativo será preciso confirmar seus dados profissionais, recomendamos então que esteja com a carteira de trabalho em mãos, caso precise fazer alguma consulta de informações;
Aceite os termos e condições e informe o número de seu celular. Feito isso, os dados do banco de dados do Governo Federal serão liberados para você;
Procure a opção “Meus Saques” > “Minha conta bancária” e > “Cadastrar conta bancária”;
Na página a seguir, você escolherá a opção de cadastrar uma conta da própria Caixa Econômica Federal ou qualquer outra que seja de sua escolha, não importando a agência;
Dados da sua conta inseridos? Agora basta aguardar 5 dias úteis e usufruir do saldo FGTS da melhor forma possível.
Muito Simples não é mesmo? Não deixe de aproveitar então essa nova opção disponibilizada pelo Governo Federal, que traz conforto e praticidade à população que tem direito ao abono.
Quer saber desta e de outras informações relacionadas às novidades do mundo financeiro, político e previdenciário? Continue acompanhando a Facta Financeira S. A e sempre estaremos te apresentando e ofertando as melhores opções.
Publicado para: Facta Financeira