A medida beneficiará diretamente os aposentados e pensionistas do INSS, que poderão obter empréstimos salariais com taxas mais acessíveis. A seguir, saiba mais!
Valor da redução do teto de juros salariais
Com 12 votos a favor e apenas 3 contra, o CNPS aprovou a redução dos juros salariais do INSS, uma mudança significativa para os beneficiários.
No empréstimo consignado, o teto de juros de 2,14% ao mês passará a ser de 1,70% ao mês
Já no cartão de crédito consignado, que tem taxa máxima de juros de 3,06%, a redução é de 0,44%, elevando o novo teto tarifário para 2,62%.
A Secretaria da Previdência Social informa que as novas alíquotas entram em vigor após publicação no Diário Oficial da União (DOU), que será publicada nesta quarta-feira (15).
Nota: Até publicação em Diário da República, aplicam-se as taxas anteriores aos bancos e instituições financeiras para empréstimos salariais.
Razões para reduzir o limite de juros
A redução do teto de juros em novos contratos é uma iniciativa do governo para beneficiar os aposentados e pensionistas do INSS.
Por meio dessa medida, os beneficiários do INSS terão taxas de juros mais baixas nos empréstimos salariais, pois são cobrados diretamente na fonte de pagamento.
Além disso, a medida destina-se a ajudar quem já atingiu o seu limite de utilização, o comprometimento de até 45% do rendimento, que corresponde a margem consignável.
A redução das taxas de juros é uma oportunidade para quem possui empréstimos pleitear a portabilidade da folha de pagamento.
A portabilidade de empréstimo é quando você movimenta sua dívida de um banco para outro e consegue uma taxa de juros menor.
Com a Facta Financeira, você pode realizar sua portabilidade por um preço bem atrativo, com total segurança no processo, sem burocracia e sem sair de casa.
Pelo site ou app da Facta Financeira, você pode fazer uma simulação e verificar suas chances de conseguir troco ou reduzir o valor da sua parcela e liberar a caução.
Na portabilidade com troco, você recebe um dinheiro extra, e quando a parcela é reduzida, você pode pagar menos a cada mês e manter o prazo anterior. Escolha como quiser!
Seja quitando dívidas, realizando compras ou realizando um sonho, usar o consignado para melhorar sua qualidade de vida pode trazer muitos benefícios para você.
Quem se beneficiará?
A redução das taxas máximas de juros dos empréstimos e cartões de crédito consignado terá como alvo os aposentados e pensionistas do INSS.
A taxa máxima de juros do crédito consignado passou de 2,14% para 1,70%, e a taxa do cartão de crédito consignado também cairá de 3,06% para 2,62%.
No entanto, essa alteração vale apenas para novos contratos, ou seja, os contratos já firmados não serão afetados pela medida e manterão as taxas acordadas nas negociações.
Mesmo assim, a redução das taxas de juros do crédito consignado oferece uma oportunidade para os beneficiários do INSS reduzirem as taxas de juros dos contratos existentes.
Isso pode ser feito por meio da portabilidade do desconto em folha, que possibilita a transferência de um contrato de empréstimo de uma instituição financeira para outra que ofereça uma taxa melhor.
Para isso, os beneficiários podem contar com a Facta Financeira, que oferece portabilidade de empréstimo, possibilidade de depositar troco em conta ou reduzir o valor das parcelas.

Por que está demorando tanto para atualizar a nova taxa?
Embora a resolução normativa tenha sido publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (15) e a medida já esteja em vigor, ela só deve ser aplicada na próxima semana.
Isso porque o INSS está em um grande período que começa hoje (15) e vai até domingo (19).
Portanto, novos contratos devem ser registrados na nova taxa a partir da próxima segunda-feira, 20 de março.
Quando ocorre a redução dos juros da folha de INSS?
O CNPS aprovou a legislação em 13 de março de 2023, ela foi publicada no Diário Oficial da União em 15 de março de 2023, mas a legislação deve aguardar a atualização das novas tarifas no sistema Dataprev.
Quem vai colher os benefícios de um percentual reduzido da dívida da folha de pagamento do INSS?
A regulamentação beneficiará os beneficiários do INSS que contratam o crédito consignado.
Posso diminuir os juros dos meus atuais contratos de folha de pagamento do INSS?
Sim. A portabilidade da folha de pagamento está disponível para quem deseja reduzir os juros dos contratos vigentes e aproveitar benefícios adicionais como redução no valor da mensalidade ou recebimento de troco na conta. A Facta é um banco exclusivamente online especializado em crédito. Eles fornecem este serviço 100% online.
Qual será o novo teto para as taxas de juros do crédito consignado do INSS?
Aprovado em 13 de março de 2022, assim que divulgado no Diário Oficial da União, o novo teto de juros do INSS será de 1,70% ao mês.