Está acontecendo mais um pagamento para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ótima notícia é que além do valor do benefício, podemos contar com a segunda parcela do abono 13º salário.
O 13º salário geralmente é pago nos meses de agosto e novembro, entretanto, desde a crise do COVID-19, o Governo Federal tem realizado o adiantamento dos valores para colaborar com a população e com a economia do país consequentemente.
Mas como saber o dia em que vou receber neste pagamento?
Para isso, temos que lembrar que os segurados do INSS são divididos em dois grandes grupos. O primeiro grupo é constituído pelos segurados que recebem um salário mínimo (R$ 1.212,00), enquanto o segundo grupo são os que recebem a partir do salário mínimo até o teto salarial (R$ 7.087,22).
Tendo ciência de qual grupo você pertence, agora é só ter certeza do dia. Para isso, utilizamos o número antes do dígito verificador do Número de Identificação Social (NIS). Em outras palavras, caso seu NIS seja: 123.456.789-0, o número 9 definirá a data de pagamento.
Vamos então logo abaixo verificar o cronograma de pagamento deste mês de maio/junho:
Grupo 1 – Para quem recebe até um salário mínimo

Grupo 2 – Para quem recebe a partir de um salário mínimo

Vale ressaltar que os pagamentos ocorrem durante dois meses, sendo os últimos cinco dias úteis do mês em questão e os cinco primeiros dias úteis do mês posterior. No primeiro grupo, os pagamentos ocorrem durante todo o período, enquanto o segundo grupo recebe apenas nos primeiros dias do próximo mês.
Outro fato é que de acordo com os dados da Previdência Social, o Brasil possui aproximadamente 36 milhões de beneficiários, enquanto mais de 60% recebem um salário mínimo, sendo assim, o primeiro grupo acaba por ter um período de pagamentos mais extenso.
Já no que se refere ao segundo grupo, é importante perceber que duas numerações recebem na mesma data, então, olhe com bastante atenção para não esquecer o dinheiro em conta.
Ademais, caso queira ter acesso antecipado ao cronograma de pagamento, a Previdência Social possui a Central número 135 e a plataforma digital Meu INSS para compartilhar as informações com os beneficiários.
Com o Meu INSS, podemos consultar o cronograma de todo o ano de 2022 por meio da opção “Calendário de Pagamento”, bem como verificar valores recebidos, adicionais e débitos dos benefícios com a opção “Extrato de Pagamento”.
O Governo Federal tem indicado nos últimos anos cada vez mais a importância do uso das plataformas digitais que podem ser acessadas por diversos dispositivos, inclusive computadores e smartphones (seja para sistema Android ou IOS), pois assim é possível adquirir atendimentos mais ágeis, otimizados e seguros à população.
Já caiu o 13º por aí? Não deixe de acompanhar então as postagens da Facta Financeira S. A. para ter acesso às últimas e mais atualizadas informações referentes ao mundo previdenciário e financeiro. Sendo assim, contamos com a sua companhia.
Publicado para: Facta Financeira