Os meios à distância e digitais de atendimento se tornaram muito comuns hoje em dia. A praticidade e agilidade dos serviços são muitas e nós não precisamos nem ao menos sair de casa.
Principalmente após a pandemia de COVID-19 essa realidade se tornou ainda mais forte, e, claro, os serviços públicos também passaram por tais mudanças, utilizando principalmente a tecnologia digital como ferramenta.
De tal forma, hoje vamos falar sobre uma ótima mudança que está para acontecer aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Trata-se sobre o telefone da Central de número 135, que anteriormente era gratuito apenas para telefones fixo.
Portanto, não apenas os telefones fixos e públicos continuarão a ser gratuitos, como também as pessoas que ligarem por celular não mais terão que pagar pelo preço de uma ligação local.
Vale lembrar que o serviço da Previdência Social por telefone está disponível desde o mês de setembro de 2021, mas por ter sido implementado de forma obrigatória e rapidamente por conta da pandemia, a gratuidade de todas as ligações ainda não estava disponível.
A mudança já aconteceu?
Ainda é necessário aguardar um pouco para que as ligações por celular se tornem realmente gratuitas.
Isso acontece, pois o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União que estará fazendo o processo de licitação (de contrato) da empresa que irá prestar o serviço de telefonia pelo período de no mínimo 12 meses.
De acordo com as informações publicadas, o contrato será de um valor máximo de R$ 43 milhões de reais com a expectativa de redução do total durante a licitação.
Além do mais, o INSS confirmou que a previsão está para ocorrer entre o fim deste ano ao começo do próximo, como podemos ler a seguir:
“A previsão é que o novo serviço gratuito seja disponibilizado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, dependendo da conclusão da licitação e instalação da infraestrutura necessária pela empresa vencedora da licitação.

Mas até lá, não se preocupe!
A Central de atendimento 135 continua gratuita para os telefones fixos e públicos, funcionando de segunda à sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Ainda, o INSS conta a sua plataforma digital (Meu INSS) disponível por site e em aplicativos para dispositivos Android e IOS.
Assim como a central de atendimento, o Meu INSS permite que você beneficiário tenha acesso à Previdência Social e faça: agendamentos, solicitações, consultas e afins. Entre os mais de 90 serviços, alguns do mais utilizados são:
· Atualização de dados cadastrais;
· Calculadora de aposentadoria;
· Solicitação de aposentadoria (todas as naturezas de benefício);
· Agendamento de perícia e demais atendimentos;
· Revisão do benefício;
· Consulta de Extrato de contribuição (CNIS);
· Calendário de Pagamento;
· Entrega e consulta de documentos;
· Emissão de Guia de Pagamento (GPS)
Mas e você, leitor. Já utilizou a Central de atendimento ou a plataforma Meu INSS? São ótimas formas de evitar as filas dos atendimentos presenciais e garantir a agilidade dos serviços e tudo isso, literalmente, na palma de sua mão.
Quer receber mais notícias como essa?
Não deixe então de continuar acompanhando a Facta Financeira S. A. para estar sempre por dentro das novidades relacionadas ao mundo previdenciário e financeiro.
Por fim, a Facta separa para você, aposentados e pensionista, as melhores condições de consignado com as menores taxas de juros do mercado. Portanto, acesse o nosso site e simule os valores que cabem especialmente no seu bolso.
E o melhor de tudo? Da simulação ao contrato o processo é feito de forma 100% digital, com segurança e transparência de valores. Não espere mais então! Estamos aqui aguardando por você.
Publicado para: Facta Financeira