INSS volta a atender presencialmente e sem agendamentos.

INSS volta a atender presencialmente e sem agendamentos.

Anunciou-se no mês de março a retomada de forma gradual dos serviços presenciais sem agendamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sendo assim, já neste mês, o que conhecemos como serviços espontâneos já podem ser realizados sem aviso prévio.

          Com o início da pandemia de COVID-19 no ano de 2020, diversas agências foram fechadas e os serviços migraram para os meios digitais, uma vez que apenas o isolamento social era o modo de combater a doença em questão. De tal forma, com a previdência social não foi diferente, o uso da plataforma Meu INSS e o número 135 substituíram os atendimentos presenciais.

          Com o passar do tempo e a implementação da vacina, o mundo tem voltado à normalidade aos poucos, e, agora, entendeu-se que uma parte dos serviços já podem voltar a funcionar como anteriormente, como no caso dos atendimentos espontâneos.

          Entende-se como atendimento espontâneo, os seguintes serviços: triagem, autoatendimento orientado em guichê e busca de informações. Ou seja, são situações mais simples e que estão mais ligadas a atendimentos rápidos e de fácil resolução.

          O INSS continua incentivando o uso dos meios digitais para resoluções de tais problemas, porém, muitas pessoas ainda encontram dificuldades no uso de ferramentas remotas, então, a retomada de tais serviços foi necessária para suprir a necessidade dessa parcela da população.

          Apesar do maior controle da pandemia, as agências continuam seguindo os protocolos de atendimentos sanitários, a fim de evitar as aglomerações nos ambientes externos e internos.

          Contudo, os serviços espontâneos são a exceção no momento. Os demais tipos reconhecidos como “Atendimento Simplificado” (baixa complexidade) e “Atendimentos Específicos” (alta complexidade) ainda necessitam de agendamento prévio.

          Quando falamos sobre atendimento simplificando, enquadram-se: situações de pensão especiais vitalícias; bloqueio/desbloqueio de benefício para empréstimo consignado; alteração do local ou forma de pagamento; retificação de comunicação de acidente do trabalho; devolução de documentos; emissão de extratos e etc.

Sobre atendimentos específicos, esses seriam: tarefas concluídas com erros na inclusão de documentos ou relatórios; despacho conclusivo divergente da formatação no sistema de benefício; encerramento do benefício por erro do sistema; consulta à consignação administrativa; solicitar a contestação de Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP) e; quaisquer erros ou equívocos gerados por meio do sistema do INSS.

          Vale ressaltar que não são todas as agências do país que voltaram em sua totalidade, portanto, o INSS fornece uma plataforma na qual é possível verificar o estado, cidade e região que possui uma agência da Previdência Social e se a mesma se encontra em funcionamento.

Para tanto, basta acessar o Portal Covid, escolher a opção “mapa de agências abertas”, selecionar o seu estado e verificar se o local encontra-se aberto para atendimento presencial.

          Apesar de algumas pessoas ainda terem dificuldades com o uso de algumas plataformas digitais, o Meu INSS fornece 90 tipos de serviços, desde agendamentos, informações e extratos que podem te auxiliar de forma simples e no conforto de seu lar.

          Procurar algum familiar ou conhecido de confiança que possa colaborar com o ensino de uso da plataforma, ler artigos de direcionamento ou mesmo ver vídeos sobre o assunto, pode te ajudar positivamente a não depender dos atendimentos físicos do INSS, além do mais, o número 135 também será uma opção viável para retirada de informações.

          Lembramos que a digitalização tem ocorrido em todos os lugares, e, praticamente, todos nós possuímos algum dispositivo ligado a internet. Portanto, o Governo Federal tem incentivado cada vez mais o uso de plataformas similares que protegem a população, agilizam os atendimentos e evitam maiores transtornos.

          Quer ter mais informações sobre o uso dessas plataformas e estar informado sobre as últimas notícias relacionadas ao mundo previdenciário e financeiro do país? Continue então acompanhando as postagens da Facta Financeira S. A.

Publicado para: Facta Financeira

Blog

Últimos posts

Rolar para cima