Na primeira semana de outubro de 2021, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), disponibilizou mais uma possibilidade aos beneficiários do sistema previdenciário de todo país. Além dos diversos serviços ofertados presencialmente e dentro da plataforma Meu INSS, o novo método consiste em solicitar o auxílio-maternidade e pensão por morte.
A proposta entrará em funcionamento a partir do dia 15 de outubro de 2021, sexta feira, ofertando às pessoas que forem realizar certidão de óbito a possibilidade de dar entrada à pensão por morte, e, às pessoas que forem realizar certidão de nascimento, o direito ao auxílio maternidade à progenitora.
Além dos diversos serviços ofertados pelo INSS que podem ser realizados presencialmente ou à distância, esta nova possibilidade nasceu do firmamento entre a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) e o órgão responsável pela previdência social em nosso país, nascendo, assim, uma cooperação técnica, veiculando os cartórios de todo o país ao sistema de dados do INSS.
Este procedimento irá favorecer milhares de brasileiros, agilizando e otimizando o sistema no momento de requisitar tais benefícios. O projeto conta com a duração de 30 dias, e, caso seja considerado positivo, eventualmente, virá a ser ofertado à população de forma contínua.

Segundo dados do INSS, a mudança irá favorecer com aproximadamente 1,8 milhão de beneficiários em todo país, agilizando o processo de pessoas que se encontram na fila de espera desde o mês de julho. Estima-se que 25% das pessoas que estão em estado de espera não realizaram a entrega de todos os documentos necessários, portanto, o atraso acaba ocorrendo e persistindo. Os demais casos, do início até o momento da concessão dos benefícios, podem vir a demorar cerca de 40 dias.
Mas como aconteceria este procedimento em cartório? Ao realizar a entrada da certidão de nascimento ou de óbito, os dados serão direcionados ao sistema do INSS em tempo real, uma vez realizada a certidão, o próprio cartório poderá efetuar a solicitação de concessão do benefício ao INSS, haja vista que toda a documentação necessária à homologação esteja recolhida. Por fim, o cidadão terá o pedido do benefício em mãos e o INSS será notificado pelo cartório para liberação da pensão por morte ou auxílio-maternidade.
No caso da necessidade de acompanhamento do serviço solicitado ou demais situações referentes à previdência social, a plataforma Meu INSS oferece aos beneficiários a praticidade em averiguar e requisitar situações referentes aos benefícios que lhe é de direito. A tecnologia digital é uma facilitação que vem sendo implementada cada vez mais em nossa sociedade e tende a evoluir mais ainda. O Meu INSS pode ser acessado em computador, tablet ou celular, portanto, usado no conforto de sua casa, na palma de suas mãos. Ademais, a popularização da plataforma está em ascensão, uma vez que a necessidade de realizar o isolamento social, perante à gravidade do COVID-19, foi implementada. Para proteger o público idoso e de comorbidades principalmente, sendo que foram o público de maior taxa de mortalidade, a plataforma seu tornou de comum uso dentre os brasileiros.

Afinal, a Facta Financeira S. A. oferece a você, caro leitor, as melhores opções de crédito consignado e empréstimo FGTS do mercado, e, além disto, oferece também opções que buscam atender o seu conforto e segurança, preocupando-se, portanto, com sua saúde física e financeira. Acesse nossa plataforma e conheça mais nossas possibilidades, as quais são feitas especialmente para você, que podem, ainda, ser realizadas de forma totalmente segura e 100% online.
Publicado para: Facta Financeira