Para realizar compras de grandes valores, os brasileiros sempre buscam dois principais recursos: os empréstimos e os financiamentos. Mas qual será que é melhor para o bolso da população? Vamos juntos conhecer um pouco mais sobre a diferença entre as duas opções.
Muitas pessoas acreditam que o financiamento é um método mais prático e menos burocrático com relação aos empréstimos, entretanto, vale lembrar que existem modalidades como o consignado que são rapidamente executados e têm os valores depositados rapidamente para uso.
A única questão que pode dificultar é que, dependendo do empréstimo, não são todos os públicos que podem utilizar, diferentemente do financiamento.
Para tanto, existem as seguintes possibilidades dentre as mais conhecidas de empréstimos: empréstimo pessoal, empréstimo consignado, empréstimo com garantia de veículo ou imóvel e empréstimo FGTS (antecipação do saque-aniversário). Abrangendo boa parte da população.
Mas qual a melhor opção dentre os empréstimos?
Os empréstimos que possuem débito automático da folha de pagamento ou benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (consignado), além dos casos que possuem garantia de pagamento (saque-aniversário e o empréstimo com garantia de veículo/imóvel), são as melhores opções para quem quer uma linha de crédito com as menores taxas de juros.
Isso ocorre, pois existe uma proteção natural contra a inadimplência, ou seja, um lastro real de que as mensalidades do empréstimo serão pagas. Assim sendo, as instituições financeiras conseguem ofertar menores taxas de juros e maiores valores.
Por sua vez, o empréstimo pessoal e até mesmo o cartão de crédito, caso ampliemos um pouco mais a questão, são modalidades que não possuem a certeza do pagamento, portanto, acabamos por encontrar altas taxas de juros que podem inclusive prejudicar a saúde financeira do consumidor e causar situações de endividamento.
Portanto, é preciso sempre estudar com calma seu futuro contrato de empréstimo e ver qual opção se enquadra melhor ao seu contexto.

E quanto ao financiamento?
Quando os brasileiros necessitam de maiores valores para conquistar o automóvel novo, pagar os estudos ou mesmo garantir o imóvel dos sonhos, o financiamento acaba sendo a primeira opção.
Acontece que há um equívoco de pensamento, pois a burocracia não é tão simplificada como se imagina. A maior diferença está na necessidade de informar o fim do uso dos valores emprestados, ou seja, no financiamento é preciso dizer para quê o dinheiro será utilizado, diferentemente do empréstimo.
Para exemplificar um pouco mais, caso o crédito seja para compra de um automóvel, os valores serão apenas destinados à compra do automóvel.
Muitas vezes também se imagina que a pessoa que solicitou o financiamento está pagando para a própria empresa, entretanto, existe uma instituição bancária por trás que está, na verdade, executando um processo de empréstimo.
Mas, por fim. Qual dos dois é mais interessante?
Para descobrir qual das duas modalidades garante as menores taxas de juros e que não vão prejudicar os nossos bolsos, precisamos avaliar o que é conhecido por Custo Efetivo Total (CET), verificando com transparência, todo o custo do empréstimo ou financiamento. Acontece que quanto menor a taxa de juros envolvendo o crédito, menor será o CET.
Mas, respondendo brevemente em um contexto geral, dentre todas as possibilidades, os que mais colaboram com o bolso dos brasileiros são os empréstimos que possuem lastro real de pagamento, em especial o empréstimo consignado, girando em média com taxas de juros de 2% a. m.
Porém, para conquistar o consignado é preciso fazer parte do seguinte público: servidores públicos, militares das forças armadas, beneficiários do INSS (inclusive do Benefício de Prestação Continuada – BPC/LOAS), trabalhadores da iniciativa privada e, posteriormente, beneficiários do Auxílio Brasil.
Mas, não se preocupe. Tem dúvidas de qual pode ser a melhor opção para você? Nós da Facta Financeira S. A. estamos aqui para te orientar e te encaminhar à melhor possibilidade que irá, com certeza, te fazer mudar de vida.
Publicado para: Facta Financeira