Dicas de saúde financeira para 2022

Dicas de saúde financeira para 2022

          Mais um ano está chegando ao fim. Superamos diversas dificuldades, mas também tivemos diversas oportunidades. Apesar de estarmos em tempos atípicos, estamos conseguindo evoluir e prosperar a cada dia, o importante é sempre nos mantermos firmes no caminho e buscar constantemente atingir nossos objetivos e realizações.

          Mas para que isso ocorra, existem ainda alguns empecilhos no caminho. Temos medo de uma nova onda de COVID-19, além do receio da crise financeira e política que se estende por nosso país e pelo mundo como um todo, porém, essas são coisas que não podemos controlar. Contudo, há algo que podemos fazer que, no mínimo, nos deixará preparados para estas adversidades.

          Sabemos que a saúde física é muito importante para nosso bem estar, para que consigamos continuar trabalhando, tendo uma vida social estável, enfim, vivermos bem de forma geral. Entretanto, não podemos deixar de cuidar de outro tipo de saúde para conseguir também garantir o nosso bem estar como um todo. A saúde financeira.

          Saúde financeira significa estar em equilíbrio com os gastos mensais e anuais, que nos garante tranquilidade psicológica e nos dá ânimo em continuar nossos trabalhos e construir sonhos. Pessoas que possuem saúde financeira estão asseguradas quanto a gastos imprevistos e estão protegidas, seja no curto ou longo prazo.

          Sendo assim, como estamos no ritmo de ano novo, vida nova, por que não buscamos em mudar um pouco nosso pensamento? Para tanto, a Facta Financeira S. A. separou algumas dicas muito importantes que podem te ajudar a conquistar a independência e também a saúde financeira.

          Claro que há muitas questões particulares nas dicas a seguir, mas o importante é tentarmos conseguir e seguir o máximo das opções disponíveis, portanto, a primeira dica é:

1.     Ter mais de uma fonte de renda: Sabemos que dinheiro garante mais dinheiro, o problema está em dar o ponta pé inicial. Entretanto, caso consigamos ter este início, seja guardando ou realizando alguma linha de crédito, criar um empreendimento, vender produtos caseiros, conseguir gerar alguma renda passiva, são as melhores formas para ampliar nosso capital;

2.     Analisar receitas e dívidas: Busque sempre saber o valor que conseguirá adquirir no mês para as contas e tome cuidado com os gastos. Faça um controle de suas dívidas, seja no papelzinho ou pelos aplicativos, o importante é não terminar o mês no vermelho;

3.     Pagar as contas em dia: Essa dica está unida à dica acima. Quando não controlamos nossos gatos, a tendência é que algumas dívidas fiquem para trás e, com isso, nos vemos perdidos nas altas taxas de juros, principalmente se falarmos sobre o cartão de crédito. Caso o período de inadimplência seja longo, uma bola de neve de prejuízo será criada e será muito difícil de dissolvê-la;

4.     Poupar e investir: Sempre acreditamos que guardar dinheiro e investir é algo que não foi feito para nós brasileiros, mas na verdade, é uma cultura que precisamos adquirir apesar de difícil.

Poupar é fundamental para termos um valor em conta pronto pra utilizar para alguma emergência e investir é pensar fazer nosso dinheiro trabalhar por nós e multiplica-lo mesmo que um pouco.

Quantos aos investimentos, existem ótimas oportunidades, mas que devem ser estudadas com cuidado, como: tesouro direto, títulos e dívidas imobiliárias, ações e, atualmente, para quem gosta de se aventurar mais, as criptomoedas e ativos digitais (NFTs).

5.     Ter um planejamento financeiro de curto e longo prazo: Sabemos que aposentar muitas vezes é um caminho árduo, portanto, algumas pessoas escolhem fazer uma iniciativa privada de aposentadoria.

Por outro lado, evitar gastos desnecessários, ter uma reserva de emergência e gastar menos do que se ganha são manobras para o curto prazo que sempre colaboram com nossas finanças.

6.     Controlar os gastos, mas não deixar de viver: Essa é a que todos estávamos esperando. Lembre-se de que não é o cafezinho ou a mensalidade da Netflix que destroem nosso capital e, sim, os gastos desenfreados.

Portanto, analise o que realmente está sendo gasto de forma supérflua no seu mês e tente diminuir aos poucos, isso com certeza irá mudar o seu padrão de vida para melhor.

          Seguir estas dicas as vezes pode ser um pouco difícil, porém é algo fundamental para transformar e fazer com que conquistemos a saúde financeira, pois, assim, evitamos estresses, ansiedade, depressão, insônia e tantos outros males psicológicos que afetam nossa produtividade no dia a dia, pois os problemas financeiros acarretam dificuldades familiares, sociais, judicias e afins, que tiram nosso sono e nos geram transtornos inimagináveis.

          Portanto, a Facta Financeira S. A. alerta sobre a importância de cuidar não apenas do bem estar físico, mas também do financeiro que, por sua vez, acaba por impactar diretamente em nossa saúde como um todo.

          Além do mais, agradecemos imensamente pela companhia de nossos leitores neste ano de 2021 e esperamos que em 2022 possamos contar com sua presença e parceria ainda mais. Desejamos a todos ótimos momentos e que o próximo ano seja ainda mais próspero, no qual vocês conquistem seus objetivos e sonhos. E, claro, a Facta estará aqui para ajudá-los nesta jornada como sempre.

Publicado para: Facta Financeira

Blog

Últimos posts

Rolar para cima