Sabemos que empreender nunca foi algo fácil, mas as pessoas que se destacaram em seus negócios hoje possuem bens de valores inestimáveis e empreendimentos consolidados. Ter algo próprio possibilita diversas vantagens e, apesar de todas as dificuldades encontradas no caminho, esta é uma oportunidade única a qual não podemos deixar de, ao menos, tentar.
Diante de nosso contexto atual de crises: sanitária, financeira, hídrica, política e dentre tantas outras que até nos cansa de listar, possuir um negócio próprio pode ser desafiador, portanto, algumas áreas são consideradas perenes, e, apesar das dificuldades, têm retorno pouco mais assertivo do que demais negócios. Ademais, a evolução tecnológica atual colabora com a expansão dos empreendimentos para públicos que antes nunca se cogitou e, além disto, facilitando transações financeiras, contato e auxílio de forma totalmente digital.
Todavia, para empreender, é preciso persistência, paciência e muito estudo. Admito que não é algo fácil, porém, está longe de ser impossível. Para atingir o sonho de muitos, sacrificar tempo e investir é preciso e, com certeza, caso haja o preparo necessário, o retorno será positivo.

Mas, vamos lá. Caso tenha interesse, não desanime ou pense tão negativo antes de mesmo começar. Vamos, então, listar algumas das vantagens de se empreender e, conseguinte, algumas dicas que a Facta Financeira S. A separou para que você possa tirar este sonho do papel e colocá-lo em prática. Portanto, como principais vantagens podemos afirmar as seguintes:
1. Flexibilidade de horários: na verdade alguns olhos observam como vantagem e outros como uma desvantagem. Ao empreender você não possui horas fixas de trabalho, você constrói seu horário e se adapta ao mercado do seu produto. Todavia, ao invés das apenas 8 horas trabalhadas, existem dias que devemos nos dedicar ainda mais para garantir o sucesso de nosso empreendimento.
2. Trabalhar em sua área preferida: Muitas vezes trabalhamos em serviços que não correspondem com a nossa realidade. Os gostos são totalmente diferentes e isso dificulta o ânimo quando precisamos pular logo cedo na segunda de manhã para trabalhar, portanto, empreender de determinada forma pode motivar seu trabalho e trazer resultados ainda mais positivos por se tratar de um assunto que seja de seu amplo gosto e conhecimento.
3. Estabilidade financeira: Como dito, alguns produtos são perenes no dia a dia dos brasileiros, como por exemplo: os alimentos. Todavia, caso haja organização financeira, mesmo os comércios mais atípicos podem trazer ao empreendedor um retorno financeiro muito maior do que apenas um salário fixo traria.
4. Impacto positivo na sociedade/comunidade: solucionar um problema, vender algo diferente, colaborar com alguém e suprir necessidades, são ótimos empreendimentos. Com a criatividade que, geralmente, tendemos a nos destacar e nos tornarmos conhecidos como bons empreendedores.
5. Legado: Muitos podem duvidar de você ou mesmo irem contra suas ideias, porém, caso você possua um produto excelente e seja um bom gestor, provavelmente, seus negócios evoluirão e tomarão cada vez mais destaque, a ponto de você, além de gerir tempo e dinheiro, também deverá gerir pessoal e, quem sabe, até uma marca nacionalmente conhecida, pois, lembre-se, grandes resultados nascem das oportunidades que foram abraçados pelos sonhadores.

Portanto, para atingir tais objetivos e construir algo consolidado, algumas dicas são:
1. Avaliação de mercado: Faça uma avaliação de mercado para saber em qual setor sua empresa irá se destacar e qual o público alvo de seu produto;
2. Tenha objetivos definidos: Qual seu tipo de negócio? O quanto deseja expandir? Qual sua meta de salário? Tais perguntas dão rumo ao seu objetivo e o ajuda a caminhar;
3. Invista na qualidade do serviço: lembrando que empreender é uma forma de investimento. Caso o nosso foco seja ganhar dinheiro, primeiro é necessário gastar dinheiro. O retorno vem com o tempo e com a qualidade conseguida do investimento, portanto: agilidade nos serviços, marketing, produtos de qualidade, preços justos e afins garantem o retorno positivo futuro.
4. Melhores sua capacidade de administração: estude a fundo a área de seu comércio, produto e técnicas de gestão. Invista em cursos e dedique seu tempo, além do trabalho, para a aquisição de conhecimento e que possa alavancar seu empreendimento.
5. Monte um fluxo de caixa: A fim de manter a saúde financeira de seu negócio, determine valores, anote e faça balanços de gastos e créditos, para que assim consiga verificar e otimizar sua gestão financeira. Lembre-se também, evite misturar as contas pessoais às contas do estabelecimento.

Gostou das dicas? Portanto, não deixe de nos acompanhar para mais informações e notícias sobre o mundo financeiro.
Publicado para: Facta Financeira