Bc disponibiliza sistema que permite consultar valores ‘esquecidos’ em bancos

Bc disponibiliza sistema que permite consultar valores 'esquecidos' em bancos

O Banco Central (BC) do Brasil criou um sistema que permite aos brasileiros consultarem se há valores para recebimento esquecidos nas agências bancárias, porém, o Sistema de Valores a Receber (SVR) foi tão popular e requisitado pela população que sonha com um dinheirinho extra que precisou ser retirado do ar em seus primeiros momentos de vida.

A instabilidade do sistema foi tão alta que em pouco tempo o serviço fora suspenso, entretanto, o BC afirmou que voltará a ser disponibilizado à população assim que possível, trabalhando para o funcionamento correto do site.

Como nota do próprio Banco Central a mensagem foi a seguinte: “Manteremos o público informado quanto a esses desenvolvimentos e pedimos desculpas pelo transtorno”.

Ainda de acordo com o Banco Central brasileiro: “O lançamento do Sistema Valores a Receber (SVR) gerou demanda de acessos muito acima da esperada, o que provocou instabilidade em sua página e também nos sites do BC, do Registrato e Minha Vida Financeira. Para estabilizar esses sites o BC suspendeu temporariamente o acesso ao SVR”.

O SVR teve início no dia 25 de janeiro de 2022, permitindo que tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas possam consultar valores “esquecidos” a receber em instituições bancárias e demais sistemas financeiros.

E como utilizar este sistema assim que houver seu retorno? Dentro do próprio site do BC, basta acessar a página “Minha Vida Financeira” e encontrar a opção “iniciar consulta”, após, utilizar o número do CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica). Uma vez encontrado que há valores disponíveis para resgate, acessar o Portal Registrato para ser possível determinar os valores e em qual ou quais instituições há o dinheiro esquecido no tempo.

Caso não tenha acesso ao Registrato, primeiro preencha os campos disponibilizados com seus dados pessoais e em seguida pegue a frase de segurança apresentada pelo serviço. Acesse o site ou aplicativo de seu banco, busque pela aba registrado e cole a frase para validá-la. Assim que terminado esse processo, volte ao site do BC e finalize o cadastro.

Estando pronto para recebimento dos valores agora, utilize o login e senha do Registrato e vá em “Valores a Receber”, caso haja um avise “Solicite aqui”, a opção será para pedir a devolução do dinheiro “esquecido” por meio de Pix, TED ou DOC para sua conta bancária de escolha e o processo pode demorar cerca de 12 dias úteis.

Apenas no pequeno período de funcionamento do sistema, cerca de 900 mil reais foram redescobertos pelos brasileiros, contudo, o Banco Central estima que o novo serviço disponibilizará a consulta de até R$ 8 bilhões de recursos esquecidos por milhares de pessoas e empresas de todo território nacional, sendo essa análise realizada em 2021.

Em outras palavras, ainda há muito dinheiro para ser “achado” neste modelo, não é à toa que o sistema até saiu do ar, não é mesmo? Pois, quem não gostaria de encontrar um valor adicional para ajudar nas contas do dia a dia, sendo que nem sequer imaginávamos que existia.

Portanto a Facta Financeira S. A. indica a você, leitor a importância de um sistema semelhante a esse para nós brasileiros, e, assim que voltar ao funcionamento estaremos por aqui o alertando e dando mais dicas que como adquirir um possível valor extra em sua renda. Mas, lembre-se, sempre utilize os meios e sites oficiais para evitar golpes e fraudes, ok?

Publicado para: Facta Financeira

Blog

Últimos posts

Rolar para cima