Aposentadoria do INSS: Como Consultar e Acompanhar Seu Pedido Online

ALERTA DE SEGURANÇA
TENTATIVAS DE FRAUDE

Estamos monitorando e identificando tentativas de fraude em nome da Facta.

Antes de fornecer seus dados pessoais, certifique-se da autenticidade dos correspondentes credenciados em nosso site ou entre em contato conosco pelos canais oficiais.

Reforçamos que:
A Facta não solicita nem exige qualquer pagamento antecipado para contratação de empréstimos;

Não cobramos valores por simulações, pela validação de dados ou pela assinatura de contrato;

Em nenhuma hipótese serão solicitadas transferências para contas de terceiros, pessoas físicas ou dados bancários que não sejam da Facta.

Mesmo em casos de devolução, SOMENTE realize transferências para dados bancários da Facta. Ainda em casos de devolução sempre CONFIRME atentamente os dados antes de efetuar qualquer transferência e certifique-se de que os DADOS PERTENCEM a Facta.

Todos os encargos, tributos, impostos, taxas e custos efetivos estão claramente descritos no contrato e já estão incluídos no valor das parcelas a serem pagas.

Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente por meio dos canais oficiais.
0800 942 0462
Estamos monitorando e identificando tentativas de fraude em nome da Facta.

Antes de fornecer seus dados pessoais, certifique-se da autenticidade dos correspondentes credenciados em nosso site ou entre em contato conosco pelos canais oficiais.

Reforçamos que:
A Facta não solicita nem exige qualquer pagamento antecipado para contratação de empréstimos;

Não cobramos valores por simulações, pela validação de dados ou pela assinatura de contrato;

Em nenhuma hipótese serão solicitadas transferências para contas de terceiros, pessoas físicas ou dados bancários que não sejam da Facta.

Mesmo em casos de devolução, SOMENTE realize transferências para dados bancários da Facta. Ainda em casos de devolução sempre CONFIRME atentamente os dados antes de efetuar qualquer transferência e certifique-se de que os DADOS PERTENCEM a Facta.

Todos os encargos, tributos, impostos, taxas e custos efetivos estão claramente descritos no contrato e já estão incluídos no valor das parcelas a serem pagas.

Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente por meio dos canais oficiais.
0800 942 0462
Esteja sempre atento. Sua segurança
é prioridade para a Facta.
Facta Financeira

A aposentadoria é um momento importante e muito aguardado por milhões de brasileiros. Afinal, é o período em que o cidadão poderá finalmente aproveitar os frutos colhidos após muitos anos de trabalho. A grande maioria da população brasileira conta com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para obter esse benefício previdenciário e ter seu merecido descanso.

Desta forma, os beneficiários precisam entender como fazer o pedido e, mais importante, como consultar pedido de aposentadoria para acompanhar seu andamento através dos meios disponibilizados pelo órgão. 

Neste artigo, vamos mostrar o passo a passo para fazer a consulta de pedido de aposentadoria no INSS, os prazos para análise e os principais status que você pode encontrar ao verificar a solicitação. Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto.

O que é o Meu INSS?

A plataforma Meu INSS é uma ferramenta digital extremamente útil, que pode ser acessada tanto pelo site quanto por um aplicativo de celular. Ela integra diversos serviços relacionados à Previdência Social, centralizando todas as suas necessidades em um só lugar.

Através do Meu INSS, você consegue fazer requerimentos, realizar consultas, emitir e enviar documentos, agendar atendimentos, simular benefícios, alterar dados e aproveitar muitas outras funcionalidades. 

O principal objetivo da plataforma é facilitar a vida dos segurados, oferecendo acesso a mais de 90 serviços sem que eles precisem sair de casa. Assim, é muito mais fácil fazer a consulta de pedido de aposentadoria e cuidar de outros assuntos previdenciários.

É possível solicitar a aposentadoria do INSS online?

Sim! A maioria dos benefícios previdenciários pode ser solicitada diretamente pela ferramenta online, sem que você precise ir a uma agência física. Essa praticidade revolucionou a forma como as pessoas interagem com o INSS, economizando tempo e esforço.

Os serviços disponíveis no Meu INSS são muitos e variados, incluindo:

  • Consulta de informações sobre benefícios e calendários de pagamento;
  • Solicitação de benefícios previdenciários e assistenciais;
  • Emissão de extratos, declarações e certidões;
  • Simulação de aposentadoria para planejar seu futuro;
  • Envio de documentos para complementar seus pedidos;
  • Agendamento de atendimentos presenciais e perícia médica;
  • Alteração de dados cadastrais e bancários;
  • Cumprimento de exigências feitas pelo órgão;
  • Pedido de recurso e revisão de pedidos negados.

O intuito da plataforma é promover a acessibilidade, permitindo que os segurados obtenham serviços de forma simples, prática e segura. Portanto, fazer sua aposentadoria do INSS nunca foi tão fácil.

Como consultar seu pedido de aposentadoria do INSS?

Para consultar pedido de aposentadoria no INSS e acompanhar seu processo, siga os passos abaixo no site ou aplicativo:

  1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS.
  2. Faça login com seu CPF e senha da conta Gov.br. Se você ainda não tem uma conta, o sistema guiará você pelo processo de criação.
  3. Clique em “Consultar Pedidos”. Esta opção está no menu principal.
  4. Selecione o processo desejado. Se você solicitou mais de um benefício, escolha o pedido de aposentadoria na lista.
  5. Clique em “Detalhar” e depois em “Baixar Processo”. Isso permite que você veja o andamento completo e os detalhes do seu pedido.

O pedido também pode ser feito por ligação para o telefone 135, a central de atendimento do INSS. Você precisará ter seu CPF em mãos para que o atendente possa identificar o seu processo.

Qual o prazo para o INSS analisar um pedido de aposentadoria?

O INSS possui prazos específicos para analisar cada tipo de benefício previdenciário e assistencial e dar uma resposta ao solicitante. Saber esses prazos é importante para que você possa fazer a consulta pedido de aposentadoria de forma mais consciente, sem ansiedade.

Confira os prazos para a liberação de diferentes benefícios:

BenefícioPrazo
Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC)90 dias
Benefício Assistencial ao Idoso (BPC)90 dias
Aposentadorias (exceto por invalidez)90 dias
Aposentadoria por invalidez45 dias
Salário-maternidade30 dias
Pensão por morte60 dias
Auxílio-reclusão60 dias
Auxílio-doença45 dias
Auxílio-acidente60 dias

Exportar para Sheets

Cada prazo é definido de acordo com as etapas necessárias para a análise e concessão do benefício. Por isso, alguns pedidos podem demorar mais que outros. No caso das aposentadorias, o prazo pode variar entre 45 e 90 dias, dependendo do tipo solicitado.

Nos últimos anos, entretanto, problemas administrativos no INSS têm causado atrasos que podem frustrar a espera dos beneficiários. Esses atrasos na concessão de benefícios têm sido pauta de discussões, principalmente por questões como a falta de estrutura do Instituto para analisar os processos dentro do prazo estabelecido.

Como consultar se seu pedido de aposentadoria foi negado?

Para saber se seu pedido de aposentadoria do INSS foi negado ou aceito, você precisa entender os principais status que aparecem no seu requerimento. Fazer a consulta de pedido de aposentadoria é a maneira mais segura de verificar a situação.

Os status principais são:

  • Habilitado: Sua documentação foi entregue e está sendo analisada pelos técnicos do INSS.
  • Deferido/Concedido: Seu benefício passou pela análise e foi aprovado. Parabéns!
  • Indeferido: Infelizmente, seu benefício foi analisado, mas foi negado.

Se o seu pedido consta como “Indeferido”, é crucial entender o motivo da resposta negativa para analisar os próximos passos. O INSS sempre informa a razão da negativa, permitindo que você conteste a decisão se achar que ela está errada.

O que fazer após ter o pedido negado?

Ao ter seu pedido de aposentadoria do INSS negado, se você entender que o motivo da negativa foi incorreto, você pode pedir a reanálise junto ao INSS. Isso é possível pelo próprio Meu INSS, na opção “Recurso”.

Além disso, se o recurso também for negado, mas você ainda acredita que cumpre com todos os requisitos e tem direito ao benefício, você pode entrar com uma ação judicial contra o órgão. Neste último caso, você precisará da ajuda de um advogado especialista em direito previdenciário para tomar as medidas cabíveis e exigir seu benefício judicialmente.

Todos os pedidos de benefício podem ser consultados online, usando o Meu INSS, ou por telefone no 135, o que oferece grande praticidade aos segurados do órgão.

A sua solução está na Facta Promotora

A Facta Promotora é uma parceira de confiança para aposentados e pensionistas do INSS. Se você precisa de apoio financeiro, a solução é o empréstimo INSS. Nós oferecemos essa operação de forma 100% online, com total autonomia e segurança. Você não precisa perder horas em filas de agências bancárias.

Com a Facta Promotora, você pode contratar sua operação diretamente do seu celular ou computador, com a tranquilidade de saber que seus dados estão protegidos. O processo é simples e transparente, e você pode acompanhar cada etapa da sua contratação.

Se você está esperando sua aposentadoria do INSS ser aprovada e já se planeja para organizar suas finanças, saiba que a Facta Promotora está aqui para te ajudar a realizar seus planos. Com o benefício ativo, você pode ter acesso a um apoio financeiro com taxas de juros baixas e prazos flexíveis.

Aproveite essa oportunidade para tirar seus planos do papel. Entre em contato com a gente da Facta Promotora e descubra como podemos te ajudar a ter mais tranquilidade financeira na sua aposentadoria.

Instagram | Facebook

Blog

Últimos posts

Rolar para cima