Abono salarial PIS pode ser pago em dobro em 2022

Abono salarial PIS pode ser pago em dobro em 2022

De acordo com o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), a partir de janeiro começará os pagamentos relacionados ao Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) referentes ao ano de 2020.

A situação atípica é que neste ano de 2021 não houve pagamento do abono, portanto, fora transferido para o ano de 2022. A decisão na época foi unânime e contou com representantes dos trabalhadores, Codefat e Governo Federal. Aos que não conhecem ou lembram-se do Codefat, o mesmo é o órgão responsável pelas regulamentações e pagamentos do PIS/PASEP e Fundo de Garantia dos trabalhadores.

A grande expectativa que alimenta a esperança da população é a possibilidade de pagamento em dobro deste abono, uma vez que o pagamento referente a 2020 deveria ser pago em 2021. Portanto, espera-se que o pagamento de ambos os anos, 2020 e 2021, viriam juntos em 2022 para colaborar com as dívidas quotidianas dos brasileiros.

Normalmente o benefício começa a ser pago a partir de julho do ano em questão e termina apenas em julho do outro ano, respeitando a data de aniversário ou numeração do abono, todavia, os brasileiros em pouco mais de um mês já poderão contar com o abono salarial em suas contas, respeitando a data comemorativa, portanto, caso você faça aniversário em Janeiro, o tão esperado extra que não ocorreu em 2021 já estará em sua conta.

Todavia, vale ressaltar que a parcela da população que possui direto ao PIS/PASEP são trabalhadores da rede privada (PIS) e da rede pública (PASEP), os quais recebem até dois salários-mínimos como base. Portanto, o abono seria do valor do piso salarial da nação.

Para saber se você possui direito ao pagamento, é necessário se enquadrar nas seguintes categorias: ter ao menos 5 anos de registro em carteira inscrito no PIS; ter remuneração de até dois salários-mínimos como base; e, por fim, é necessário que a empresa tenha encaminhado os dados corretamente ao órgão competente (RAIS). Para consultar o PIS, o trabalhador deve se dirigir-se à Caixa Econômica Federal, instituição responsável por este pagamento, ou utilizar o site ou aplicativo da Caixa, disponível para Android e IOS.

Quanto aos funcionários públicos, a única diferença é que o PASEP deve ser retirado pelo Banco do Brasil, sendo as categorias a seguir as mesmas que do PIS.

E como calcular o valor do abono salarial? Na verdade, é bem simples. Caso você tenha trabalhado por todo os 12 meses do ano, você recebera o salário-mínimo em questão, porém, caso tenha trabalhado apenas alguns meses, como por exemplo, 6 meses do ano, você receberá metade do valor. No caso de apenas um mês trabalhado, 1/12.

Outro ponto positivo aos trabalhadores é que o valor a ser pago em 2022 estará reajustado ao salário-mínimo do ano, mesmo o pagamento sendo referente ao ano trabalhado de 2020, sendo assim, será possível adquirir um extra um pouco maior do que o esperado anteriormente.

Portanto, vamos aguardar os primeiros pagamentos ansiosamente e ver se as expectativas do abono em dobro se cumprem. Caso isso ocorra, com certeza muitos brasileiros poderão melhorar suas situações financeiras e dar um breve fôlego à economia de nosso país.

E você, caro leitor. Está ansioso pelo pagamento do abono PIS/PASEP?

Publicado para: Facta Financeira

Blog

Últimos posts

Rolar para cima