O lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi disponibilizado pela Caixa Econômica Federal em agosto de 2021, sendo aguardado por muitos brasileiros, porém, as boas notícias continuam, uma vez que já existe previsão do pagamento para o ano de 2022.
O lucro FGTS se trata de uma correção financeira realizada pelo Governo Federal nos valores acumulados no fundo durante o ano. No caso, o pagamento de 2021 foi referente ao período de 2020 em que o saldo se desvalorizou enquanto em conta e precisa ser corrigido.
Com o avanço da inflação, principalmente nos últimos anos pós COVID-19 em que encaramos uma forte crise financeira, caso não haja essa equiparação do valor em conta, o dinheiro se desvalorizaria conforme o passar dos anos, sendo assim, uma vez ao ano o cálculo é efetuado e o lucro distribuído aos trabalhadores no ano seguinte.
O órgão responsável por esse cálculo é o Conselho Curador do FGTS (CCFGTS), o qual já realizou correções de alto valor, como no caso de 2020 (8,5 bilhões) e 2021 (8,13 bilhões). Portanto, toda esta quantia é dividida entre os trabalhadores de acordo com o saldo que possuem na conta FGTS.
No entanto, para realizar o saque deste lucro FGTS é necessário que o trabalhador se enquadre em alguma das categorias do saque rescisão, como por exemplo: demissão sem justa com causa; extinção normal do contrato de trabalho a termo; aposentadoria concedida pela Previdência Social; em caso de doença grave; adesão ao saque-aniversário; aquisição da casa própria.
Com a opção do saque aniversário consegue-se retirar uma parcela do valor em conta no mês da data comemorativa e em até dois meses posteriores, porém, é preciso estar ciente de que não é possível voltar ao saque rescisão no período de até 2 anos.

Outra situação que vale a pena ressaltar é que, para constituir parte do lucro FGTS, o trabalhador deveria possuir dinheiro em conta até o dia 31 de dezembro. O mesmo vale para este ano, no qual iremos receber em 2022.
E qual o valor aproximado que podemos esperar dos reajustes? Cada ano possui um valor diferente, uma vez que se depende da situação financeira do país, porém, caso levemos como base o valor pago em 2021, se o trabalhador tivesse R$ 100,00 em conta, o lucro seria de R$ 4,92.
Sobre o prazo de pagamento do lucro FGTS, de acordo com a Lei nº 13.446, que sancionou o balanceamento dos valores, o inciso dois expõe: “II – a distribuição será proporcional ao saldo de cada conta vinculada em 31 de dezembro do exercício-base e deverá ocorrer até 31 de agosto do ano seguinte ao exercício de apuração do resultado”.
Assim sendo, até a data de 31 de agosto de 2022, o lucro FGTS será anunciado e pago aos trabalhadores que tiverem saldo em conta até 31 de dezembro deste ano de 2021.
Caso não tenha visto o seu lucro FGTS deste ano e pensa em utilizá-lo de alguma forma, para visualizar o saldo em conta e quanto de lucro foi recebido neste ano de 2021, basta acessar o site FGTS da Caixa Econômica Federal ou os aplicativos FGTS disponíveis para IOS e Android.
Ao entrar no aplicativo ou site, basta procurar a opção “extrato do FGTS” no menu e encontrar a frase destacada como “cred dist resultado ano base 12/2020”, sabendo, portanto, quanto foi realizado de lucro em sua conta.

Bem simples não é mesmo? De tal forma, fique atento nos prazos de 2022 e continue acompanhando a Facta Financeira S. A, pois estaremos sempre trazendo informações relevantes a sua saúde financeira.
Publicado para: Facta Financeira