O que é o contracheque do Aposentado?

O que é o contracheque do Aposentado?

Você já ouviu falar sobre o contracheque do aposentado? Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre, como pode ser utilizado e quais as suas vantagens. Então, continue por aqui.

          Caso seja recém aposentado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou mesmo que já seja aposentado, mas possui dúvidas sobre o assunto, o contracheque do aposentado trata-se sobre um documento muito utilizado para comprovar a renda, como um certificado de pagamento, ou, mesmo apenas como um modo para consultar a remuneração de forma pessoal.

          Nele é possível encontrar além dos valores recebidos, questões como: órgão responsável pelo pagamento, situação funcional, vínculos, renda mensal bruta e até mesmo descontos existentes no pagamento (por exemplo a retenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) e empréstimos consignados debitados automaticamente do benefício).

          Sendo assim, é muito importante sempre conferir o contracheque e verificar se todas as informações correspondem e se estão atualizadas.

          Um dos motivos fundamentais é verificar se o recebimento dos valores está ocorrendo de forma correta. A partir de 1994, o tempo de contribuição e os valores contribuídos foram calculados para o pagamento do benefício.

          No caso de algum erro existente, é possível consultar o contracheque para averiguar se o valor recebido confere com o valor proposto no momento da concessão da aposentadoria/benefício.

          Além do mais, existem diversos casos de golpes e fraudes que prejudicam milhares de aposentados e pensionistas do INSS, sendo assim, um dos modos de descobrir descontos indevidos é por meio deste documento.

Neste, irá constar se houve algum tipo de débito nos valores mensais. Caso haja e não seja de seu conhecimento, procurar as autoridades, além de entrar em contato com a Previdência Social é de grande importância.

          Outro ponto positivo de uso do contracheque é poder consultar se há algum empréstimo consignado ativo, e, se tiver, quanto de seus valores mensais estão comprometidos. Assim, é possível estar ciente dos descontos do consignado e até mesmo calcular o próximo.

          Essa verificação é necessária, pois a margem consignável permite o comprometimento atual de 40% do benefício ou salário, sendo 35% destinado ao empréstimo consignado e 5% ao cartão de crédito consignado.

E por que é tão importante atentar-se a margem consignável? Muitas pessoas podem imaginar que caso a margem já esteja comprometida, basta depender de outra linha de crédito, entretanto, vale lembrar que o consignado possui as menores taxas de juros do país, favorecendo a todos aqueles que buscam um dinheirinho extra.

          Portanto, uma saída possível é realizar um refinanciamento do contrato de consignado para adquirir um empréstimo adicional a partir da porcentagem já paga. Com certeza já será um alívio financeiro muito bom.

          Além dos juros amenos, o consignado também é de rápida liberação dos valores, uma vez que a burocracia para contrato do empréstimo é muito menor do que em outras modalidades, sendo que não há consultas de crédito, tampouco se o nome se encontra no SERASA ou SPC.

          Quer saber como acessar o seu contracheque do aposentado? Basta realizar o login na plataforma Meu INSS com seu CPF e senha criada anteriormente. Encontre no menu ou procure em “buscar” a opção “Extrato de Pagamento” e escolha o último benefício pago. Também é possível editar, no ícone do lápis, para reavaliar os benefícios de períodos anteriores.

          Tendo em mente então a situação de seu pagamento e desejando realizar seu contrato de empréstimo consignado, basta acessar o site da Facta Financeira S. A e simular com a gente as melhores oportunidades, com as menores taxas de juros do mercado.

          Lembrando sempre também que seu contrato de empréstimo pode ser feito de forma 100% online e com total segurança. Portanto, estamos aguardando por você.

Publicado para: Facta Financeira

Blog

Últimos posts

Rolar para cima