Atualmente, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) está realizando em toda extensão do território nacional uma revisão dos benefícios do antigamente nomenclatura do auxílio-doença (no período atual, o nome deste benefício tornou-se “incapacidade temporária”).
Esta revisão está ocorrendo para reavaliar os benefícios já entregues, certificando-se de que não há irregularidades e segurados indevidos no sistema, o que acaba por prejudicar a previdência nacional como um todo.
Não houve informe oficial do número de benefícios do antigo auxílio-doença que são ofertados à população, mas estima-se que este número esteja na casa dos milhares, colaborando positivamente com um amplo número de segurados.
Para tanto, o INSS está regularizando seu banco de dados relacionado ao auxílio-doença e, no caso de alguma irregularidade encontrada, o beneficiário deve realizar atualização dos dados, seja pessoal ou de perícia médica, para comprovar a necessidade da ajuda financeira. O aviso será enviado por meio de cartas à, aproximadamente, 170 mil beneficiários com prazo determinado para atualização, caso contrário, há o risco da suspensão do valor recebido mensalmente.

O INSS já efetuou a revisão interna, a qual teve início desde o começo do ano e, no mês de junho de 2021, as cartas começaram a ser enviadas aos segurados que não realizaram perícia médica há mais de seis meses.
No caso de recebimento da carta para atualização dos dados médicos, o beneficiário poderá utilizar-se da plataforma Meu INSS para “agendar a perícia” médica; um ícone que se encontra no menu logo quando acessamos a plataforma. Para tanto, a mesma pode ser acessada utilizando-se aplicativo por celular, o qual pode ser encontrado no Google Play ou App Store, ou mesmo através do site gov.br.
“Eu recebi a carta, mas quanto tempo tenho para efetuar a regularização?” As primeiras cartas foram enviadas pelos Correios a partir de 30 de junho e, o prazo para regularização também são de 30 dias após recebimento. De acordo com o INSS, para as pessoas que receberam as primeiras cartas, o prazo deve se esgotar agora em agosto.
Após entrar em “agendar perícia”, o segurado deve preencher alguns dados como CPF e data de nascimento e, em seguida, escolher “perícia de prorrogação”, efetuando, conseguinte, os passos requisitados pela própria plataforma. Mas não se preocupe, caro leitor. O procedimento é bem fácil e intuitivo, basta acessarmos e fazermos com calma o procedimento realizando todos os passos requisitados.

Ademais, o Instituto também ressalta o fato de que manter os dados pessoais em dia é de suma importância, assim sendo, entre na plataforma e revise sua documentação no campo “atualização de dados do benefício”. Caso tenha dificuldades de encontrar este campo, basta escreve-lo na barra de pesquisa e selecionar a opção. Algumas pessoas ainda preferem utilizar o telefone 135 e agendar a entrega dos documentos na própria agencia do INSS, para isso, basta escolher a opção “Entrega de documentos por convocação” no momento da ligação.
Entretanto, vale lembrar que, apesar de o uso da plataforma meu INSS ser um pouco diferente do que estamos habituados, ela é de fácil utilização, basta navegarmos um pouco e conhecemos o ambiente desconhecido. Caso seja preciso, chame um familiar ou amigo que esteja um pouco mais acostumado com tecnologias digitais, pois o modo 100% online ofertado pelo INSS, não apenas traz conforto e praticidade, como também nos protege da atual pandemia de COVID-19 por garantir o isolamento social que controla efetivamente a doença.
Ainda, em caso de dúvida se o seu endereço está mesmo atualizado, na própria plataforma meu INSS é possível realizar a mudança, podendo ser escrito também na barra de endereço: “atualização de dados cadastrais” e verificar se está tudo em ordem.

Agora, se os dados estão corretos e você, caro leitor, não recebeu a carta do INSS, como proceder? Fique tranquilo, se não houve recebimento, segundo o INSS, você está de acordo com as normas da revisão e os prazos encontram-se em dia. Todavia, a revisão seguirá até dezembro de 2021, então tenha seus dados em dia, pois a cartinha ainda pode chegar.
Por fim, como está seu cadastro? Lembre-se de verificar se está tudo em dia e evitar maiores transtornos.
Publicado para: Facta Financeira