A antecipação de saque FGTS está sendo ameaçada. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que quer acabar com a prática de antecipação do saque-aniversário do FGTS, que tem comprometido quase R$ 100 bilhões do saldo do fundo. Essa modalidade de saque permite que os trabalhadores retirem uma parte do saldo anualmente, no mês do seu aniversário, para gastos ou investimentos. No entanto, perdem o direito de sacar o valor total das contas em caso de demissão.
Os bancos têm utilizado essa antecipação como uma forma de consignado, bloqueando parte ou todo o saldo do FGTS dos trabalhadores que contratam o empréstimo. Cerca de 20% dos depósitos nas contas do FGTS estão comprometidos com os bancos como garantia do empréstimo. O governo agora pretende extinguir a concessão de novos empréstimos desse tipo, mas os trabalhadores que já contrataram o consignado não serão prejudicados.
Ainda há tempo de antecipar o saque-aniversário com a Facta Financeira, uma empresa especializada em crédito que oferece taxas competitivas para quem precisa de dinheiro rápido e com segurança. Com a Facta, você pode antecipar parte do seu saldo do FGTS sem comprometer o acesso aos recursos em caso de demissão. Não perca mais tempo e solicite agora mesmo uma simulação de empréstimo com a Facta.
Como realizar a consulta do FGTS?

Você pode visualizar o comprovante de depósito no Fundo de Garantia e as contas de cada um dos seus vínculos empregatícios no site ou aplicativo do FGTS.
Confira abaixo o passo a passo para fazer essa consulta pelo aplicativo do FGTS.
1. Acesse o aplicativo FGTS em seu dispositivo móvel;
2. Na tela inicial, clique na opção “Entrar no aplicativo”;
3. Faça o login utilizando seu CPF e senha cadastrada. Se for o seu primeiro acesso, clique em “Cadastre-se”;
4. Após efetuar o login, na página inicial do aplicativo, você já poderá obter o valor do saldo em seu emprego atual e no último;
5. Clique sobre o saldo para ter acesso ao extrato detalhado da conta.
No extrato do FGTS, é possível verificar os depósitos mensais do empregador, atualizações cambiais e juros ao longo do período do contrato de trabalho.
Quando e como sacar o FGTS?

Embora a forma mais comum de sacar o FGTS seja por rescisão sem justa causa, existem diversas outras situações em que é possível obter saldos de recursos.
Em todos os casos, a solicitação pode ser feita no próprio aplicativo do FGTS, podendo inclusive ser enviados por lá os documentos necessários.
A seguir, conheça os outros principais motivos que permitem sacar o FGTS.
Doenças graves
Nessa situação, se o trabalhador ou alguém da sua família tiver uma doença grave descrita na Lei 8.036/90 ou na Portaria Interministerial 2.998/2001, é possível pedir para retirar o dinheiro do FGTS.
Calamidade Pública
Nesse caso, o trabalhador pode solicitar o saque do FGTS caso resida em locais atingidos por desastres naturais, como enchentes, terremotos, incêndios.
Além disso, outras emergências reconhecidas oficialmente pelo governo federal como estado de calamidade pública estão incluídas nesses levantamentos.
Se Aposentar
Quando o trabalhador se aposenta, ele também pode solicitar o saque integral dos recursos de sua conta do FGTS.
No entanto, se o contrato de trabalho tiver sido iniciado após a data da reforma, só pode ser rescindido após despedimento definitivo ou outras circunstâncias.
Inatividade No Regime FGTS
Após o trabalhador ficar três anos seguidos sem estar empregado com carteira assinada, ou seja, fora do regime do FGTS, ele pode pedir para retirar o dinheiro do Fundo de Garantia.
Saque-aniversário
Os saques por meio da opção de aniversário são uma alternativa oposta ao saque por rescisão, ou seja, os trabalhadores só podem optar por um destes dois métodos.
Ao optar pelo saque-aniversário, ele poderá sacar parte do saldo do FGTS todos os anos no mês do aniversário.
Esse modelo, criado em 2019, dá ao empregado a oportunidade de acessar os recursos do FGTS fora dessas emergências ou situações específicas.
Além disso, também abriu empréstimos do FGTS, e os trabalhadores podem prever o dinheiro nos próximos anos em seus saques de aniversário e usá-los à vontade.
Antecipação do Saque-aniversário
Com a Facta, os saques de aniversário podem ser facilitados de forma segura, online, prática e com menos burocracia do que as empresas tradicionais.
Mais importante ainda, podem ser antecipadas até 12 parcelas de uma vez, sendo que o dinheiro será creditado na conta informada no momento da contratação no prazo máximo de 1 dia útil.
Para antecipar o saque-aniversário, basta acessar o site, seguir as instruções e aguardar a aprovação.
Caso surjam dúvidas em qualquer momento do processo, a Facta disponibiliza uma equipe de suporte, por meio do site, para um toque pessoal.
Essa é uma opção prática e eficaz para quem quer uma forma fácil de garantir um dinheiro extra para realizar seus sonhos sem se endividar.
Publicado para: Facta Financeira