O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza o pagamento de benefícios referente à previdência social para milhares de brasileiros já há muitos anos, entretanto, atualmente as tecnologias digitais têm oferecido uma praticidade enorme em comparação as últimas décadas, agilizando e otimizando processos, não apenas de pagamentos, mas também de consultas, solicitações, agendamentos e afins.
Isto tornou-se possível após a criação da plataforma Meu INSS em 2019 que fora disponibilizada ao público, a qual acabou tomando ainda mais popularidade após o início da pandemia global de COVID-19 e a migração do público que antes não utilizava a internet ao mundo digital.
Todo um processo de consolidação desta ferramenta ocorreu e, na verdade, ainda está em acontecendo, colaborando e orientando cada vez mais o público que necessita de informações relacionadas à previdência social.
A Plataforma oferece diversas possibilidades, aproximadamente 90 serviços previdenciários, que colaboram com milhares de brasileiros. Porém, vamos falar sobre a importância de uma em específico. A obtenção de extratos de pagamentos do benefício.
Ter o extrato em mãos ou acessá-los facilmente é fundamental para evitar transtornos referentes a irregularidades com o benefício, que podem até mesmo resultar no cancelamento do mesmo, portanto, informações como: valor recebido, data, instituição, abono, dentre outras informações estão dispostas neste documento.
Algumas pessoas ainda preferem ir às agências bancárias ou agências do INSS para retirar o extrato, porém, após os casos de COVID-19 e o isolamento social este número fora reduzido, principalmente pois diversas agências têm funcionado apenas com horário marcado ou mesmo fecharam.
Isso ocorreu pelo fato de que o público mais afetado pelo coronavírus fora justamente pessoas idosas e com comorbidades, o que acaba por ser grande parte do setor previdenciário. De tal forma, para proteger a população em geral, os serviços digitais tomaram conta de nossa sociedade.
Em substituição a isso e ofertando ainda mais segurança a nós, utilizar a plataforma Meu INSS é simples e o cadastro, para que não possui, é bem intuitivo.
Para acessar a plataforma basta clicar em “login”, posteriormente, em “cadastre-se” e utilizar seu CPF para criar uma senha de no mínimo 8 caracteres contendo letras e números. Uma vez dentro da plataforma, basta encontrar a opção no menu “Extrato de Pagamento do Benefício” e emitir o documento que será baixado em seu dispositivo, seja computador ou celular.
Ainda, é possível consultar outros dois documentos importantes no caso de irregularidades nos pagamentos como por exemplo:
Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), no qual constam informações como: nome do empregador, tempo trabalhado, remuneração recebida, arrecadações e contribuições realizadas junto à previdência e afins. Este pode ser encontrado no menu da plataforma em “Extrato de Contribuição (CNIS); e Extrato de Concessão de Benefício, o qual comprova a existência do beneficiário em nome do segurado, que pode ser encontrado no menu como: “Declaração de Beneficiário do INSS”
Portanto, A Facta Financeira S. A. compartilha com você, caro leitor, a importância de ter acesso fácil a estes documentos, em especial o extrato mensal dos pagamentos, para que possa estar sempre de olho em possível irregularidades e garantir sem problemas o recebimento de seu benefício por muitos meses adiante.
Publicado para: Facta Financeira