Os trabalhadores brasileiros possuem alguns benefícios e abonos bem conhecidos por todos, como: férias, 13º salário e Fundo de Garantia. Mas você já havia ouvido falar sobre o PIS/PASEP?
Este abono é destinado a trabalhadores da rede privada e rede pública que recebem no máximo 2 salários mínimos vigentes de forma mensal, entretanto, é necessário que todas as informações tenham sido repassadas corretamente pelas empresas e órgãos públicos ao Governo para que o trabalhador tenha acesso a este abono.
PIS é a sigla referente ao Programa de Integração Social e é recebido pelos profissionais da iniciativa privada, tendo como data de pagamento o mês de aniversário do trabalhador, o qual deve encaminhar-se à Caixa Econômica Federal para efetuar o recebimento.
Por outro lado, o PASEP, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público é destinado aos trabalhadores da iniciativa pública e utiliza como data de pagamento o número de inscrição. Para que o funcionário público possa receber seu benefício, o mesmo deve se direcionar ao Banco do Brasil.
Para que os trabalhadores estejam aptos também a receber o PIS/PASEP é necessário que tenham trabalhado ao menos 5 anos com carteira assinada e pelo menos 1 mês no ano em questão. Por exemplo, neste ano de 2022 em que será efetuado o pagamento, caso o funcionário tenha trabalhado apenas um ano em 2021, o mesmo terá direito ao valor de R$ 101.
A tabela abaixo demonstra todos os valores referentes aos meses trabalhados. Vamos conferir:

Uma grande dúvida que tem persistido no dia a dia dos brasileiros é o fato de que se neste ano de 2022 o PIS/PASEP será em dobro, haja vista que o valor sobre o ano base de 2020 não foi pago em 2021, sendo assim, há dois pagamentos do abono em aberto, mas nenhuma definição de que ambos serão pagos.
Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o qual liberou no ano de 2020 a resolução 896, art. 3º: “O Abono Salarial será pago de acordo com calendário de pagamento anual estabelecido pelo CODEFAT no mês de janeiro de cada exercício.”
Sendo assim, neste início de janeiro, dia 06, já fora liberado o calendário de pagamentos do abono. Vamos conhecê-lo:
Tabela 1 – Calendário PIS

Tabela 2 – Calendário PASEP

Enquanto não temos confirmação sobre o possível abono em dobro, o jeito é usufruir do que já está programado para o recebimento, o que com certeza já é uma ótima ajuda para fugir das dívidas de fim de ano.
Publicado para: Facta Financeira