Durante o período de pandemia de COVID-19, a qual prejudicou diversas famílias brasileiras e o mundo financeiro como um todo, algumas medidas foram realizadas pelo Governo Federal para colaborar com a população.
Uma delas, foco do nosso assunto de hoje, foi o aumento da margem consignável. Para retirar eventuais dúvidas, a margem consignável é a porcentagem máxima que o salário ou benefício pode ser comprometido na realização de um empréstimo consignado, pois é previsto por lei que haja liberdade econômica para a pessoa em seus gastos existenciais e do quotidiano, portanto, é possível realizar o empréstimo sem comprometer as finanças.
A lei sancionada pelo presidente da república nesta pandemia, portanto, repassou a margem consignável de 35% para 40% para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sendo mais 5% destinado ao cartão consignável. Todavia, com o controle do coronavírus, contratos de empréstimo, a partir de 31 de dezembro de 2021, voltarão a valer como antes, ou seja, 35% para empréstimo e 5% para cartão consignável.
Outra vantagem do sistema atual de empréstimo consignado é a possibilidade de carência de até 120 dias, começando a pagar então apenas após 4 meses do contrato. Tais medidas garantem o bem-estar financeiro da população e colabora com a fuga das dívidas pendentes deixadas pela crise atual das finanças de nosso país. De tal forma, este é o momento exato para realização do seu empréstimo.

Existe o trâmite de alguns Projetos Leis do Congresso Nacional relacionados ao empréstimo consignado e a extensão do prazo da margem consignável atual, porém, nada ainda está decidido, sendo assim, aguardamos ansiosos os próximos capítulos.
Sobre este ser um bom momento para realizar seu empréstimo, vale lembrar que, apesar da alta da taxa de Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), a taxa de juros de nosso país, que se encontra em 7,75% e continua em ritmo de alta, o empréstimo consignado é pouco afetado por esta mudança, diferentemente de outras modalidades de crédito. Isto ocorre, pois, os riscos de inadimplência são baixos haja vista que os débitos das parcelas do empréstimo ocorrem diretamente na folha de pagamento e/ou benefício, sendo assim, as instituições financeiras conseguem ofertar juros muito mais atrativos do que as demais linhas de crédito.
Portanto, aproveite as oportunidades para adquirir um valor extra a fim de livrar-se das dívidas ou realizar aquele sonho tão aguardado. Para tanto, não deixe de acessar a plataforma da Facta Financeira S. A. e conheça as opções de empréstimo existentes justamente para você, caro leitor. Lá você encontra além do empréstimo consignado o adiantamento do saque-aniversário (empréstimo FGTS) e, como novidade, o empréstimo com garantia de imóvel e automóvel em parceria com a Creditas, sendo todos estes com baixas taxas de juros, uma vez que possuem maior proteção de pagamento.

Na plataforma da Facta é possível simular valores e o tempo pretendido de pagamento das parcelas do empréstimo, sabendo exatamente e com transparência qual o saldo total a ser pago ao final. Ainda, da simulação ao contrato, o empréstimo é executado de forma 100% online e com total proteção de seus dados. Além disto, não deixe de conferir e continuar acompanhando nossas postagens repletas de informações que ajudarão em suas finanças e no seu dia a dia.
Publicado para: Facta Financeira