Nesta segunda-feira, 25 de julho, temos o início dos pagamentos dos benefícios direcionados aos aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O cronograma de pagamento com início nesta semana irá persistir até o dia 05 de agosto, sendo os valores depositados nas contas dos segurados apenas nos dias úteis. Portanto, não deixe de acompanhar e verificar o seu dia de recebimento.
Mas como fazer isso?
Primeiramente precisamos nos lembrar que os pagamentos ocorrem durante todo esse período, pois cada dia pertence a um público diferente.
Divide-se nesse cronograma dois grupos de aposentados, sendo que o primeiro grupo é constituído de pessoas que recebem até um salário mínimo (R$ 1.212,00), enquanto o segundo grupo conta com pessoas que recebem acima do salário mínimo até o teto salarial (R$ 7.087,22) permitido pelo INSS.
Por fim, sabendo sua posição nos grupos, ainda é necessário ter acesso ao dia de recebimento. De tal forma, utilizamos o Número de Identificação Social (NIS), sendo o número antes do dígito verificador o responsável pela posição no cronograma. Em outras palavras, caso o NIS seja: 012.34567 89-0, o número 9 definirá sua data de pagamento.
Vale lembrar que no primeiro grupo os pagamentos são estendidos por mais dias com relação ao segundo, e, isso ocorre por conta do maior contingente de pessoas que recebem apenas o salário mínimo.
Para exemplificar um pouco mais, logo abaixo poderemos verificar a tabela referente aos pagamentos do mês de julho para os dois grupos:
Tabela 1. Para quem recebe até um salário mínimo

Tabela 2. Para quem recebe acima de um salário mínimo

Há também uma outra forma de encontrar todo o calendário de pagamentos deste ano de 2022, consultando-o de forma prévia e conseguindo adequar as contas para quando o benefício for recebido.
Para tanto, basta acessar a plataforma do Governo Federal Meu INSS e utilizá-la não apenas para consulta do cronograma, mas também para mais de 90 serviços disponibilizados pela previdência social.
Para utilizar não somente o Meu INSS, mas também outras plataformas federais, é preciso possuir a conta Gov.br, que também dará acesso aos seguintes: Carteira de Trabalho Digital, Carteira Nacional de Habilitação Digital, Título de eleitor e demais documentos digitais.
Assim sendo, realizar consultas, buscar informações e afins torna-se muito mais simples e ágil, favorecendo com a população e diminuindo o acúmulo de atendimento nas agências físicas.
Afinal, quer ter acesso a informações do mundo previdenciário e dicas como essa? Não deixe então de continuar acompanhando a Facta Financeira S. A para receber não apenas notícias semelhantes, mas também conquistar seu novo contrato de empréstimo que transformará sua saúde financeira.
Publicado para: Facta Financeira