Apesar de já estarmos no ano de 2022, até dezembro deste mesmo ano os trabalhadores que ainda não sacaram o PIS/PASEP de 2019 ainda têm chance de garantir um salário mínimo extra.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue por aqui, pois você também pode ter esse saldo em conta.
O que é o PIS/PASEP?
A fim de relembrar, PIS (Programa de Integração Social) e PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são abonos salariais destinados aos trabalhadores da iniciativa pública e privada.
Os trabalhadores da iniciativa privada (PIS) recebem pela Caixa Econômica Federal e têm direito em até um salário mínimo no ano trabalhado. Por sua vez, os trabalhadores públicos (PASEP) recebem pelo Banco do Brasil e têm direito ao mesmo valor.
A cada ano, os trabalhadores que exerceram atividades remuneradas por ao menos um mês com carteira assinada e que recebem até dois salários mínimos mensais, têm direito ao abono com valor referente ao período.
Como exemplo a isso, caso a pessoa tenha trabalhado os 12 meses de 2019, no ano de 2020 têm direito a um salário mínimo do ano vigente.
Além do mais, para ter direito ao PIS/PASEP é necessário estar inscrito no abono há pelo menos cinco anos com carteira assinada.

Mas por que este valor está “esquecido”?
Acontece que de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, aproximadamente 320 mil trabalhadores não realizaram os saques dos abonos do ano base de 2019.
Vale lembrar também que por conta da COVID-19 o abono está um ano atrasado, sendo assim os trabalhadores neste ano de 2022 estão tendo direito ao saque do ano base de 2020.
Tendo em vista essa situação, o Governo Federal neste ano permitiu também o saque atrasado de 2019 para que os trabalhadores tivessem acesso aos saldos que podem colaborar com as contas do dia a dia e garantir estabilidade financeira de milhares de famílias.
Portanto, caso você ainda não tenha conferido se possui os valores dos abonos em conta, não deixe de dar uma olhadinha, pois os saldos de 2019 só estarão disponíveis até o dia 29 de dezembro de 2022.
Caso não retirado agora, somente poderá ser acessado após uma próxima liberação do Governo Federal.
Como então acessar o saldo PIS/PASEP?
Atualmente com a tecnologia digital em nossas mãos, nem ao menos precisamos nos dirigir fisicamente às agências bancárias. Ainda, podemos utilizar as centrais de atendimento que também agilizam os serviços de consulta e solicitações.
Sendo assim, é possível requisitar o seu saldo do PIS/PASEP pelos meios listados abaixo:
· E-mail para [email protected] (devendo substituir o “uf” pela sigla do seu estado);
· Caixa trabalhador (PIS) disponível para dispositivos Android e IOS;
· Portal Banco do Brasil (PASEP) por meio do site;
· Central de atendimento Alô Trabalho, número 158;
Quer receber mais dicas como essa?
Não deixe então de continuar acompanhando as postagens da Facta Financeira S. A para estar sempre por dentro das últimas informações relacionadas aos seus benefícios e abonos.
Quer ter acesso também a créditos com as menores taxas de juros do mercado? Venha então simular e conversar com a nossa equipe sobre os valores que cabem especialmente no seu bolso e que com certeza transformarão a sua saúde financeira.
#pis #pasep #inss #meuinss #clt #emprestimoonline #emprestimoconsignado #beneficiarioinss
Publicado para: Facta Financeira