O sonho de todos nós é conquistar a aposentadoria depois de tantos anos trabalhando. Mas apesar de sempre buscar informações sobre ela, as dúvidas permanecem. De tal forma, após conquistar a tão sonhada aposentadoria, quanto tempo demora para recebermos o primeiro pagamento?
O processo de aposentadoria infelizmente não é tão rápido. A burocracia interna seja por meio dos processos administrativos ou judiciais podem levar certo tempo e existem diversos fatores que podem agilizar ou não na concessão do benefício.
Entretanto, apesar de possíveis atrasos da Previdência Social, o prazo de liberação dos valores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode demorar entre 30 a 90 dias, contado o tempo a partir da entrega dos documentos.
Uma forma de agilizar esse processo é sempre estar com os dados cadastrais atualizados e entregar os documentos pessoais e de comprovação de contribuição corretamente.
Após a liberação dos valores, a folha de pagamento do INSS fecha ao dia 20 de cada mês, portanto, caso a liberação ocorra antes, já é possível que você receba dentro do mês em questão, caso contrário, os valores serão depositados apenas no mês seguinte.
Ou seja, são diversas questões internas e externas que podem definir a data de recebimento, mas, cabe a nós ficarmos atentos e acompanharmos constantemente a situação de nosso benefício e sobre as datas de pagamento do INSS.
Mas não se preocupe, tudo isso pode ser realizado no conforto de sua casa. Para tanto, basta utilizar a plataforma Meu INSS ou a Central de telefone número 135. Com a plataforma digital da previdência, é possível além de acompanhar seu benefício, ter acesso a mais de 90 serviços relacionados ao INSS, que partem das solicitações mais simples às mais complexas.
Uma vez liberado, como receber o primeiro pagamento?
Liberada a aposentadoria, você receberá em sua casa um documento conhecido como Carta de Concessão. Após, será preciso levar essa carta e um documento original de identificação com foto até a agência bancária responsável pela sua aposentadoria.
Mas é preciso agilizar a ida até o banco, caso contrário, após 60 dias sem receber o benefício liberado, os valores são bloqueados e será preciso solicitar um novo Pagamento Alternativo de Benefícios (PAB).
A Liberação de sua aposentadoria demorou mais que o comum?
No caso de processos judiciais que podem ser mais prolongados, a justiça determina o pagamento dos valores atrasados, sendo assim, você receberá por meio da Requisição de Pequeno Valor (até 60 salários mínimos) ou precatório (acima de 60 salários mínimos).
Mas vale lembrar que nos casos de precatório, por se tratar de um alto valor, a demora está em média de 1 ano e meio, então é preciso ser um pouco mais paciente para receber toda a quantia atrasada.
Após liberado a aposentadoria, quando posso pedir meu primeiro consignado?
Atualmente é possível requisitar o contrato de empréstimo consignado 30 dias após a liberação da aposentadoria. Entretanto, é preciso realizar o desbloqueio do benefício para efetuar esse serviço.
Mas, é bem simples, a própria plataforma Meu INSS permite esse procedimento por ela, basta acessar o link a seguir e cumprir o procedimento requisitado: Bloqueio/Desbloqueio de empréstimo.
Vale lembrar que o consignado oferta as menores taxas de juros dentre as linhas de crédito, sendo assim, os aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS têm a disponibilidade de efetuar o empréstimo mais requisitado do país e que colabora com todos os brasileiros.
Quer saber mais sobre? Então não deixe de acesse o site da Facta Financeira S. A. e simular seu mais novo contrato de empréstimo. O procedimento pode ser realizado de forma 100% online e com total segurança, além do mais, nossa equipe está aqui para te apresentar as melhores opções e os valores que cabem especialmente no seu bolso.
Publicado para: Facta Financeira