Sabemos o quão importante são as taxas de juros para os nossos contratos de empréstimo consignado. Mas, será que é possível diminuir essas taxas uma vez já contratado o empréstimo? Vamos então saber um pouco mais sobre isso.
A fim de relembrar, a taxa de juros dos contratos é a principal vilã em muitas linhas de crédito. De tal forma, caso precisemos efetuar um contrato, o empréstimo consignado é a melhor opção, haja vista que possui as menores taxas de juros dentre as demais modalidades.
Ter acesso a menores taxas reduz o valor total dos custos do empréstimo, sendo assim, não haverá o problema de pagar valores exorbitantes sobre a quantia emprestada. Até porque, qual seria a vantagem disso, já que desejamos nos livrar do endividamento e conquistar outros objetivos, não é mesmo?
De tal forma, caso você já possua um consignado em alguma instituição financeira, mas verifica que outro banco ou instituição oferece melhores condições, ou seja, com juros amenos, isso pode sim ser realizado. Este processo se chama Portabilidade.
O que é a Portabilidade?
A portabilidade então trata-se do processo de levar seu contrato de consignado já existente para outra instituição que oferece menores taxas juros, o que consequentemente te fará economizar um bom valor.
Além do mais, você pode optar por receber a diferença em dinheiro pelo que conhecemos como “troco” ou pode optar por reduzir o valor das parcelas mensais de seu empréstimo.
Este troco é possível ser recebido pelo cliente, pois a instituição financeira a qual você deseja levar seu consignado quita seu contrato de empréstimo anterior, de tal forma, a nova instituição agora assumiu a sua dívida e você deverá efetuar os pagamentos nas normas e características do contrato desse local.
Como as taxas de juros da nova instituição são menores do que a anterior, a diferença dos valores é entregue ao cliente como um troco.
Entretanto, algumas pessoas optam pela redução do valor de parcelas, assim, é possível contratar um novo empréstimo consignado e garantir mais um saldo extra, refinanciando a dívida.
Vale ressaltar também que a portabilidade é um processo legal e não pode ser impedido por nenhuma instituição financeira, pois é de direito do consumidor.
Apenas devemos nos atentar ao limite de idade no caso de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pois cada instituição possui uma limitação diferente, e aos casos em que o cliente não pagou o limite mínimo de parcelas à primeira instituição, o qual é de 15% do total de parcelas.
Como efetuar o processo de portabilidade?
A portabilidade pode levar em média 15 dias úteis, dependendo da instituição financeira ou banco e para efetuá-la é preciso conter algumas informações importantes, como por exemplo:
· Número do contrato;
· Saldo devedor atualizado;
· Demonstrativo da evolução do saldo devedor;
· Modalidade e taxa de juros (crédito consignado, taxa nominal e efetiva);
· Prazo total e prazo restante para a quitação;
· Sistema de pagamento;
Uma vez entregue tais informações, o restante do processo cabe apenas às instituições financeiras e a nós aguardar o fim da portabilidade para aproveitar o troco ou o nosso novo contrato de consignado.
Inclusive, a Facta Financeira S. A. é o local ideal para que você possa encontrar as taxas de juros mais baixas comparadas às demais instituições financeiras.
Basta, acessar o nosso site e simular os valores de seu contrato de consignado, obtendo ampla transparência sobre os custos e taxas de juros do seu empréstimo, assim, você saberá qual é a opção que mais se encaixa no seu bolso.
Portanto, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe e garantir o seu processo de portabilidade de forma totalmente segura e online.
Publicado para: Facta Financeira