Ao fim de todos os anos, o Governo Federal confirma o reajuste do salário-mínimo dos trabalhadores e que também é utilizado como piso salarial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Portanto, a atualização desses valores é muito importante para que a população saiba exatamente quanto receberá no próximo ano, definindo os mínimos, máximos e as demais faixas salariais.
Sendo assim, de acordo com a última informação do Governo Federal, qual será o salário-mínimo e o teto salarial do INSS (máximo de valor permitido pela previdência) para 2023?
Sobre o reajuste dos valores salariais
Para que o reajuste ocorra da devida forma, o Governo Federal utiliza como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Este índice replica os custos que a população tem ao adquirir produtos de forma geral.
Portanto, em casos de alta inflacionária como a que estamos vivendo atualmente, o valor dos produtos sobe de forma exponencial, sendo assim, caso não haja o reajuste de acordo com a inflação, os brasileiros estariam perdendo o poder de compra, ou seja, o salário do ano anterior não seria mais o suficiente para o próximo ano.
Com esse tipo de coisa acontecendo, além da população se encontrar em dificuldades financeiras, a falta de consumo também gera uma consequente crise para a economia do país e tudo vai se complicando cada vez mais, portanto, o Governo precisa intervir e realizar a atualização dos salários e benefícios.
De tal forma, de acordo com o Projeto de Lei Orçamentária de 2023, o novo salário mínimo será de R$ 1.302,00 e o teto salarial do INSS será de R$ 7.612,38. Trata-se então sobre um reajuste de 7,43% no mínimo e de 7,41% no máximo.

Vale lembrar que quando falamos sobre o piso salarial, estamos dizendo sobre o fato de que nenhuma pessoa pode receber menos do que um salário mínimo em sua aposentadoria, pensão ou auxílio. Da mesma forma ocorre com o teto salarial, pois nenhuma pessoa pelo INSS pode receber além deste valor.
Apesar da crise econômica atual não apenas do Brasil, mas do mundo como um todo, nosso país tem apresentado uma diminuição considerável nos índices de inflação, sendo assim, é possível que os valores ainda possam ser ajustados dentro da Lei Orçamentária, porém, não há confirmação de que isso irá acontecer.
Até então, poderemos confirmar os valores atuais e, caso ocorra alguma mudança, com certeza estaremos aqui para te avisar em primeira mão.
Como fazer para receber o teto salarial do INSS?
Quanto mais recebemos, mais devemos contribuir junto ao INSS e consequentemente isso nos dará um conforto no futuro com uma boa aposentadoria, pensão ou auxílio.
Todo ano então, a Previdência Social disponibiliza uma tabela com os salários e as alíquotas (%) que devem ser contribuías dentro de cada faixa salarial. Logo abaixo então podemos consultar os valores deste ano de 2022:

Ou seja, a última faixa salarial e alíquota referem-se aos valores necessários para garantir um benefício com o teto salarial do INSS.
Lembrando que para ter mais informações sobre o seu benefício ou inclusive solicitar sua aposentadoria, além da opção presencial nas agências da Previdência, você pode utilizar a central de telefone número 135 ou a plataforma digital Meu INSS.
Quer receber mais dicas como essa?
Então não deixe de acompanhar as postagens da Facta Financeira S. A para estar sempre por dentro das últimas informações sobre o mundo previdenciário, além de receber dicas que podem ajudar a transformar sua saúde financeira.
#aumentosalarial #inss #beneficiario #meuinss #aposentado #pensionista #salario #aposentadoria
Publicado para: Facta Financeira