A fim de oferecer maior transparência, organização e facili tação à população em geral, o Meu INSS é uma ferramenta criada pelo governo federal que destina aos beneficiários e profissionais da área uma fácil verificação dos processos de aposentadoria e de pensão, além de demais notícias e averiguações sobre os beneficiários.
A ferramenta pode ser utilizada por meio do site https://meu.inss.gov.br/central/#/login ou por aplicativo, baixando na Play Store ou Apple Store para smartphones. Estar com essa possibilidade em mãos e tão próxima da população facilita o alcance a: simulações de crédito; agendamentos e solicitações; consulta de extratos; acesso a declarações; e acompanhamento dos pedidos de aposentadorias e pensões.
Portanto, para fazer seu cadastro façamos o primeiro acesso ao aplicativo Meu INSS. Existem diversas possibilidades para realizar sua conta, porém, a mais comum, é utilizar o CPF para criação do usuário. Após, deve-se colocar o nome completo, aceitar os termos de uso e reconhecer que você não é um robô – modo utilizado para definir a segurança da criação do usuário sem sair de casa. Logo em seguida, você irá clicar em avançar.
Nota: Em alguns casos pode aparecer para selecionar partes de um objeto, como: semáforos e faixas de pedestre; isso ocorre por conta da verificação “não sou um robô”. Após selecionadas, damos continuidade ao processo, selecionando o mês, dia de nascimento e o nome completo da mãe do indivíduo.
Conseguinte, uma etapa muito importante. Por email ou SMS, um código de verificação permitirá que continue realizando o Cadastro; este mesmo código é o que será utilizado para recuperação de senha, caso aconteça a perda da mesma. Estando recebido o código, colocamos no lugar exposto e damos continuidade ao cadastro.
O processo agora está quase finalizado, precisamos então apenas definir a senha e confirmá-la logo depois. Para tanto, a senha deve possuir ao menos: uma letra maiúscula, um dos caracteres especiais (os símbolos do número do teclado) e, por fim, as demais letras em minúsculo – Não necessariamente nessa ordem.

Feito e consolidado – clicando em concluir –, agora você será direcionado ao login em que colocará o CPF e a senha criada. Talvez haja novamente o processo de “não sou um robô”, porém é só efetuar o mesmo procedimento de antes.
Após adentrar pela primeira vez no Meu INSS, o aplicativo irá pedir alguns dados adicionais: email, número de telefone, foto de perfil e endereço, para que o que INSS possa estar reconhecendo a veracidade da conta e entrando em contato com o indivíduo caso seja necessário.
Todos os dados básicos concluídos, agora você saíra de seu perfil no canto superior direito e irá novamente realizar o login de sua conta. Neste momento, mais algumas informações serão requisitadas, porém, dessa vez, relacionadas ao tempo de contribuição.
Finalizado todos os dados, agora estamos diante de diversas opções. Podemos agendar e solicitar serviços: atendimentos e perícias médicas; simular e pedir aposentadoria; verificar os benefícios que recebe e qual o calendário de pagamentos; Extratos de contribuição – o histórico dos pagamentos do benefício do INSS; simulação de cálculo pro bolsa família, prova de vida, agendamento do auxílio doença, pente fino, dentre demais outras funções.
Além destas funções, ainda nos é disposto o acesso a informações relacionadas aos benefícios em geral e outras atualidades. Na parte superior do site ou aplicativo, encontramos locais que nos direcionam a informações sobre a COVID 19 – doença que atualmente tem gerado constantes dificuldades aos serviços presenciais –; legislação, em que diversas informações e leis complementares ou de restituição são apresentadas; além de outros órgãos do governo.
Por fim, Meu INSS ainda conta com uma inteligência artificial de atendimento constante, direcionando e respondendo quaisquer dúvidas que possam surgir e que estejam no banco de dados do INSS. Também, o aplicativo/site pode ser utilizado em libras, contando com uma acessibilidade excelente.
Portanto, o aplicativo é um caminho rápido e de fácil entendimento, buscando auxiliar a população para que possua sempre contato com novas informações e seus próprios processos, evitando uma sobrecarga de trabalho presencial e de possíveis aglomerações da população dado o contexto atual de COVID-19.

Publicado para: Facta Financeira